Guarulhos abre edital para financiamento de projetos culturais com recursos do FunCultura

Foto: Divulgação/Secom

Jovens artistas de Guarulhos, que buscam financiamento para realizar seus projetos culturais, podem concorrer ao novo edital do FunCultura (Fundo Municipal de Cultura) para projetos de até R$ 10 mil.

Essa é a 11ª edição do concurso e, desde que foi criado, em 2003, já tornou realidade 113 projetos nas mais diversas áreas artísticas. Além de possibilitar aos autores a concretização de suas propostas, os projetos financiados pelo FunCultura proporcionam à população atrações como espetáculos musicais, teatrais, de dança, exposições, oficinas culturais, palestras, entre outros.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Guarulhos direciona o FunCultura exclusivamente para obras de jovens artistas com idade entre 18 e 29 anos, residentes na cidade, para o desenvolvimento de seu primeiro projeto. Ao todo, serão selecionados treze projetos.

O período para inscrição vai de 11 a 22 de novembro. Para participar, os interessados devem acessar o link http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/oportunidade/1383/, ler atentamente o edital e realizar a inscrição.

Apoio aos jovens artistas

Com o objetivo de valorizar jovens artistas da cidade, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, irá realizar atendimento de suporte à elaboração e formatação de projetos para o FunCultura em diversos pontos da cidade. Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h nos seguintes locais e datas:

Cronograma de suporte para projetos do FunCultura

29/10 – Biblioteca Monteiro Lobato (Centro);

30/10 – Biblioteca Seródio (São João);

31/10 – Biblioteca Presidente Dutra (Bonsucesso);

1/11 – Biblioteca Mikail (Taboão);

4/11 – Biblioteca Paulo do Carmo Dias (Vila Galvão);

5/11 – Teatro Padre Bento (Tranquilidade);

7/11 – Biblioteca Guaracy (Pimentas);

8/11 – Teatro Ponte Alta (Ponte Alta);

11/11 – Biblioteca Monteiro Lobato (Centro);

Os encontros de suporte têm como objetivo garantir que os artistas se habituem às dinâmicas de financiamento da Secretaria de Cultura, garantindo, dessa forma, maior transparência ao processo e autonomia na produção de projetos aos jovens artistas.

Sobre o FunCultura

O Fundo Municipal de Cultura –FunCultura, vinculado à Secretaria de Cultura, foi criado pela lei municipal 5.947/2003 e é regulamentado pelo decreto municipal 22.329/2003. Ele tem a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artístico-cultural e ao desenvolvimento de programas culturais, mediante a administração autônoma e gestão dos respectivos recursos.

Os projetos culturais são avaliados, selecionados e acompanhados pelo Conselho Diretor do FunCultura, composto por três membros eleitos entre os produtores culturais do município e três membros da Secretaria de Cultura.

Para mais informações ligue para 2087-4170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- PUBLICIDADE -