Trens da CPTM terão intervalos maiores neste fim de semana

Neste final de semana, algumas linhas da CPTM vão operar com intervalos maiores entre os trens por contas de obras de modernização e manutenção. A Linha 11-Coral terá operação normal e a 13-Jade não ofertará o Expresso Aeroporto no domingo (20).

A Linha 9-Esmeralda voltará a sofrer intervenções em razão das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Na noite de sábado haverá aumento no intervalo médio entre os trens, e durante toda a operação comercial do domingo não haverá circulação de trens entre Santo Amaro e Berrini. Ônibus gratuitos do sistema Paese serão disponibilizados para atender o trecho afetado.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas no site www.cptm.sp.gov.br e pelo aplicativo da companhia.

Duas linhas do Metrô terão mudanças na operação neste domingo (20) para realização de testes programados e obras de modernização. Na segunda-feira (21), todas as linhas metroviárias voltam a ter operação normal, nos horários habituais de funcionamento.

Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado (19)
– Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi): das 22h até o final da operação comercial acontecerão serviços na via entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

– Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco): devido às obras da Linha 17-Ouro do Metrô nas proximidades da Estação Morumbi o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo (20)
– Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí): das 4h e 19h, haverá intervenções na via e no sistema de energia entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí

– Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco): durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido.

Além disso, haverá obras de modernização de via e do sistema de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Por esse motivo, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Santo Amaro e Grajaú.

– Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra): das 8h30 às 18h, os serviços na via serão executados entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos de Brás a Mauá e de 24 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

– Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana): durante toda a operação comercial, os trabalhos estarão concentrados na via entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

– Linha 3-Vermelha do Metrô: a partir das 4h40, e pelo dia todo, a circulação dos trens no trecho entre as estações Penha e Carrão acontecerá por uma única via (singela) e com intervalos maiores entre as composições. Esta estratégia é necessária para dar prosseguimento às obras de implantação do CBTC, um moderno sistema de sinalização e controle de trens.

– Linha 15-Prata do Metrô: todas as estações permanecerão fechadas das 4h40 às 14h para realização de testes programados no sistema de controle de trens. Durante o horário de interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese, que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto até a retomada da circulação dos trens.