Programação literária celebra os 79 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

- PUBLICIDADE -

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato celebra 79 anos e quem ganha presente é o cidadão guarulhense. Ao longo dos próximos dias, as cem primeiras pessoas que fizerem o cartão de usuário da biblioteca receberão gratuitamente uma sacola comemorativa. O cartão de usuário é válido em todas as bibliotecas municipais da cidade.

Além das sacolas comemorativas, o aniversário da mais tradicional biblioteca da cidade conta com uma programação especial e gratuita para divertir os usuários. Até o dia 29, quem passar em frente ao local vai encontrar o Varal Literário, espaço com frases e citações de livros.

No dia 11, segunda-feira, das 9h às 11h, o calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, recebe o projeto Leve pra Ler, um mutirão voluntário de entrega gratuita de livros. Na ocasião, a equipe responsável pela atividade também aproveita para fazer um convite especial ao público em geral para que mais pessoas possam conhecer a biblioteca, seu acervo e as atividades que acontecem ali.

Na quarta-feira(13), das 9h às 16h, o projeto Pé de Livro apresenta o seguinte desafio: quem disse que livro não dá em árvore? Assim, os livros devem ser colhidos nas árvores da praça João Ranali, em frente à biblioteca, por aqueles que se interessarem em ler a obra onde quiserem.

Até o dia 29 de novembro o espaço apresenta exposição de obras da artista e bibliotecária Lúcia Sazaki. A exposição é composta por um conjunto de retratos em aquarela de escritoras renomadas como Joanne Harris, Cora Coralina, Laurie Beth Jones, Cecilia Meirelles e Carolina Maria de Jesus, entre outras.

E para quem ficou realmente interessado em conhecer um pouco mais sobre a história da biblioteca, a Secretaria de Cultura apresenta até o dia 31 de janeiro de 2020 a exposição A Biblioteca e seus 79 Anos, com acervo da seção de Artes Visuais e do Arquivo Histórico.

E mais. Entre os livros disponíveis no acervo da biblioteca estarão algumas das mais famosas frases literárias já escritas. Ao encontrá-las, os leitores ganharão um prêmio especial.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, Centro. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45, e aos sábados das 8h às 12h45. Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Sobre a biblioteca

Primeira biblioteca pública do município, a Monteiro Lobato funcionou por mais de vinte anos na rua Sete de Setembro, esquina com a rua Felício Marcondes, no Centro. Devido ao crescimento da cidade e, consequentemente, do número de usuários, ela foi transferida em 1968 para o prédio atual. Neste local também funciona o Espaço do Escritor de Guarulhos, o Salão Expositivo, o Espaço Troca Livros, o Espaço Braille Professora Alice Ribeiro e o auditório Pedro Dias Gonçalves. Ao longo dos últimos 79 anos a Biblioteca Monteiro Lobato sempre propiciou pesquisa, informação e divertimento por meio de seu acervo e dos diversos programas culturais que abriga. Ela também é a matriz do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas: https://www.biblioguarulhos.com.br/p/sobre.html, que no ano 2018 atingiu 46.512 usuários cadastrados e 38.493 atendidos.

Programação

·         Projeto Leve pra Ler

Data: segunda-feira, 11 de novembro, das 9 às 11h

Local: Calçadão da rua Dom Pedro II

·        

Projeto Pé de Livro – Quem disse que livro não dá em árvore?

Data: 13 de novembro, das 9h às 16h

·        Varal Literário

Data: até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45

·     

    Entre Livros

Data: até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45

·      

   A arte de Lúcia Sazaki

Data: até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45

·        

Exposição A Biblioteca e seus 79 Anos

Data: até 31 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45

Foto: Marianna Costa

- PUBLICIDADE -