Eniac se une a Parceiros da Educação e investe R$ 1 milhão em escola no Pimentas

O Centro Universitário Eniac, referência em inovação e tecnologia, por meio do seu braço social Eniac Innovation, firmou uma parceria com a Parceiros da Educação, organização independente e sem fins lucrativos que busca melhorar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e contribuir com políticas públicas educacionais. Com o acordo, o Eniac investirá cerca de R$ 1 milhão pelos próximos cinco anos na reestruturação da Escola Estadual Professor Levi Vieira de Maia, localizada no bairro dos Pimentas.

A formalização da união acontece nesta terça-feira, 12/11, em uma solenidade na própria escola com a participação de toda a comunidade escolar, representantes do Eniac, da Parceiros da Educação e da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul. “No encontro, será assinado um protocolo de intenções, que compreende a elaboração de um diagnóstico escolar e um plano de ação, cujas prioridades são intervenções voltadas à melhoria da aprendizagem dos alunos”, explica Marcos Mitidieri, coordenador de Novas Parcerias da Parceiros da Educação.

De acordo com o diretor e mantenedor do Eniac, Ruy Guérios, a expectativa é que os resultados alcançados pela ação pioneira em Guarulhos – o Eniac é a primeira instituição do município a formalizar uma iniciativa com a Parceiros da Educação – estimulem outras instituições e empresas a atuar de forma semelhante. “Selecionamos uma unidade escolar localizada em um dos bairros mais carentes da cidade. Nosso intuito é contribuir para a melhoria da educação básica do município”, afirmou.

A Parceiros da Educação contará com um facilitador da parceria, além de equipe técnica especializada, que acompanhará in loco o dia a dia na escola e participará da elaboração e implementação do plano de ação. Esses profissionais são responsáveis por monitorar a evolução do desempenho escolar, promovendo eventuais ajustes necessários, além de fazer a gestão e prestação de contas dos recursos financeiros do parceiro.

O assunto já é tema em discussão no Conselho de Desenvolvimento Municipal da Prefeitura de Guarulhos (CODEMGRU), que criou uma câmara específica para discutir parcerias com escolas públicas, presidida pelo professor Daniel José Lopes Jr., do Eniac.