Expectativa da CPTM é que até abril de 2020 todos os novos trens da Linha-13 Jade estejam em operação

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A expectativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), é que até o mês de abril do próximo ano, todos os novos trens da frota da Linha-13 Jade já estejam em operação, de acordo com a empresa. A CPTM também informou à reportagem que mais três novas composições devem chegar nesta semana ao país.

O primeiro novo trem da série 2500 desembarcou no Porto de Santos no mês de setembro, e atualmente está em fase de conclusão dos testes para iniciar a operação comercial em breve, segundo a companhia. A CPTM chegou a divulgar o inicio da operação deste novo trem para este mês, porém, após novo questionamento do HOJE, a empresa não citou mais nenhuma possível data.

“A expectativa é que até abril de 2020 todos os trens da nova frota estejam em operação”, destacou. Atualmente dos oito novos trens que devem chegar a Linha-13 Jade, composta pelas estações Aeroporto, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, três estão em fase de testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização no pátio de Presidente Altino, na cidade de Osasco.

No mês passado, segundo a CPTM, a Linha-13 Jade transportou em média 15,5 mil passageiros por dia útil, registrando um aumento de 42% em relação a janeiro deste ano, quando a média de dia útil foi de 10,9 mil. Já o serviço Connect é o grande responsável pelo maior número de usuários, já que a média tem se mantido em 10,5 mil passageiros por dia.

Questionada sobre o pequeno número de usuários, já que a linha foi projetada para atender uma demanda de 120 mil pessoas, a CPTM afirmou que trabalha com a perspectiva de crescimento gradativo da demanda dos serviços oferecidos pela linha, alegando que o aumento de passageiros prosseguirá com a redução dos intervalos e a popularização da linha.

“Lembrando que há estudos para que, futuramente, a linha seja ampliada até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, bem como estudos para ampliação de viagens com destino ao centro da capital”, informou a companhia.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -