GCM resgata nove pássaros silvestres em cativeiro no Ponte Alta

- PUBLICIDADE -

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos deparou nesta quinta-feira (19) com flagrante de crime ambiental em uma residência na rua Alagoas, Jardim Ponte Alta. No local, os agentes encontraram nove pássaros silvestres em cativeiro, sendo sete coleirinhas, um sanhaço e um pássaro-preto. Eles foram apreendidos após a constatação da ilegalidade, pois estavam sem as anilhas de identificação que servem para o controle de criadores de aves silvestres.

Os guardas adotaram as providências legais e conduziram o autor, D. W. S., 38 anos, juntamente com os pássaros à Delegacia de Investigações Sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (Dicma). A autoridade de plantão ratificou o flagrante e lavrou Boletim de Ocorrência com base na lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, conforme o artigo 29: “Matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies da fauna silvestre”.

Os agentes encaminharam os pássaros ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), no Parque Ecológico do Tietê, onde receberão atendimentos especializados e posteriormente serão devolvidos à natureza.

A GCM informa que consultas ou solicitações para o resgate de animais, além de denúncias sobre invasão de áreas, corte de árvores e comércio ilegal de aves e animais podem ser realizadas pela Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 2475-9444. A central atende chamados ininterruptamente, todos os dias da semana.

- PUBLICIDADE -