Museu Catavento oferece programação para toda família neste período de férias

- PUBLICIDADE -

Neste mês de janeiro o Museu Catavento oferece atrações especiais para toda a família com exposições temporárias, espetáculos e oficinas, que fazem parte de uma programação especial com diversão e informações para todas as idades.

Além do acervo fixo, o espaço receberá as exposições temporárias “Wunderschon: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani” e “É Vital”; Espetáculos de mágica e “Show da química”; Oficinas “Light Painting”, “Bolhas de Sabão Gigantes”, “Espaço BIC”, “Bonecas Abayomi”, “Tintas naturais”; “Mini terário”, além de Espaço Maker com as atividades “Drone’s experience”, “Oficina Kriar”, “Fusca Arduíno” e “Educação financeira”.

Exposições temporárias:

WUNDERSCHON: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani

Em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt, a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Instituto Martius-Stadem em parceria com o Museu Catavento, apresentam exposição sobre a importância e influência de Humboldt para os viajantes alemães no Brasil. Na exposição composta por 20 painéis, duas personagens, a arara-azul Arabella e a menina indígena Irani, conduzem o público por uma viagem no tempo, começando com Hans Stadem até Spix &Martius, Rugendas e outros viajantes pesquisadores.

De 7 a 31 de janeiro ao longo do dia – Local: Sala Multiuso – Piso Superior;

É VITAL – O corpo humano é uma estrutura complexa, composta por trilhões de células, que, trabalhando juntas, permitem que os humanos sobrevivam e se reproduzam. Da mesma forma, laboratórios também são estruturas complexas, compostos por centenas de equipamentos trabalhando juntos para o desenvolvimento da pesquisa.

Algumas pessoas, por ofício, podem contemplar, com detalhe, o corpo humano, entender como cada órgão exerce sua função e como são organizados. Ao olhar de perto, percebem que da mesma maneira que o espelho reflete a diversidade de cada ser, os órgãos refletem uma diversidade de características que os tornam únicos.

Em parceria com o Instituto Butantã através do CENTD (Centre of Excellence in New Target Discovery) o Museu Catavento exibirá a exposição “É Vital!”, compartilhando a beleza da diversidade que cada órgão apresenta. A exposição faz uma analogia entre os órgãos vitais e alguns equipamentos (também vitais) que se encontram nos laboratórios e não podem ser facilmente acessados.

As fotos exibidas são parte de um árduo e minucioso trabalho dos cientistas do CENTD, com o objetivo maior de ultrapassar as fronteiras dos laboratórios e promover o avanço da pesquisa científica. Este trabalho proporciona novas possibilidades de prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, contribuindo sempre para a continuidade desse fenômeno maravilhoso que é a vida!

– De 7 a 31 de janeiro ao longo do dia: Local: Claustro ala 1

Espetáculos:

MÁGICAS – Com o intuito de oferecer atividades diferenciadas ao público durante o período de férias escolares, realizaremos no auditório espetáculos de mágicas. Atividade tradicional de férias e esperada pelos visitantes, as apresentações de ilusionismo poderão ser apreciadas em duas apresentações diárias. Além de entretenimento, os espetáculos de mágicas e ilusionismos abordarão aspectos da ciência, tais como química, física, ilusão de ótica e outros.

– De 7 a 19 de janeiro – 13h e 15h: Local: Auditório;

SHOW DA QUÍMICA – A Química nunca foi tão divertida!! A equipe de cientistas do Ciência Divertida farão demonstrações espetaculares, com resultados inesperados. Adultos e crianças descobrirão o que são polímeros e a sua importância e aplicação no dia a dia, compreenderão as diferenças de estado da matéria “ouvindo” o resultado de uma surpreendente mudança de estado, descobrirão o mundo das cores mágicas dos ácidos e das bases, explorarão o mundo das reações químicas descobrindo o que são catalisadores e entenderão o comportamento do vento.

– De 21 a 26/janeiro às 15h: No sábado, 25 de janeiro, teremos 2 sessões às 13h e 15h – Local: Auditório ;

- PUBLICIDADE -