PA Paraíso se transforma em UPA Taboão que deve ser entregue nas próximas semanas, diz Prefeitura

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O Pronto Atendimento (PA) Paraíso, localizado na avenida Silvestre Pires de Freitas, n° 50, no bairro do Jardim Paraíso, com a reforma, agora será transformado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Taboão. O local que está fechado para obras desde o mês de dezembro de 2017, deverá ser entregue em breve, segundo o atual governo.

“A UPA Taboão (antigo PA Paraíso) será entregue nas próximas semanas em data ainda a ser definida”, informou em nota a Secretaria Municipal de Saúde. Esta transformação do PA em UPA está sendo custeada por um recurso federal proveniente do ano de 2008, sendo um montante de R$ 1,9 milhão, além da contrapartida de R$ 252. 750,92 mil do município.

Segundo a administração municipal, essa unidade terá capacidade para receber uma média de 12 mil atendimentos, além da inclusão das especialidades de ortopedia e odontologia. O HOJE compareceu até o local para a realização de fotos da unidade, e apesar da placa da obra apontar como “em breve a UPA Paraíso”, a prefeitura ao responder a reportagem, utilizou a nomenclatura da unidade como UPA Taboão.

Esta será a quarta  unidade de pronto-atendimento de Guarulhos, e de acordo com o governo, a terceira entregue por essa atual gestão. “Assim como as demais, ela segue projeto e padrão do Ministério da Saúde. Com mais de 1.400 metros quadrados de área construída, a nova unidade contará com um total de 21 leitos de observação, ou seja, nove a mais do que disponibilizava o PA. Serão sete leitos masculinos, quatro femininos, quatro infantis, quatro de urgência e emergência e mais dois de isolamento”, destacou a prefeitura.

Serão criadas duas salas para classificação de risco, além de três vagas para desembarque de idosos e pessoas com necessidades especiais, fraldário e vestiário para pacientes na sala de raio-x. A recepção terá 70 lugares, sala de espera próxima dos consultórios com 12 assentos, e também contará com salas de curativo e sutura, de gesso, de coleta de exames; setor administrativo; farmácia com sala anexa para armazenamento do estoque e guarita policial, o que também não havia no PA Paraíso.

A UPA Taboão ganhará 220,31 metros quadrados de área construída a mais, com oito consultórios e setor de inalação, que poderá prestar assistência para até dez pessoas.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -