Aeroporto de Guarulhos completa 35 anos e gera 40 mil empregos, afirma GRU Airport


Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A história do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, o maior do país, começou no dia 20 de janeiro de 1985, quando apenas três aeronaves pousaram no local, sendo a primeira a inaugurar o aeroporto, o Boeing 747-400 da Varig, proveniente da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (20),ao comemorar 35 anos de operação, o aeroporto também é um dos maiores geradores de empregos da cidade, pois, 40 mil pessoas trabalham na área do sítio aeroportuário, segundo a concessionária GRU Airport.

Atualmente, somente na concessionária trabalham 900 colaboradores. “A comunidade aeroportuária do GRU Airport, que representa desde funcionários diretos da concessionária, a equipes de limpeza, manutenção, lojistas, agentes de companhias aéreas, é composta por 40 mil pessoas”, destacou a concessionária.

Em média, 800 toneladas de cargas são processadas diariamente no Terminal de Cargas do aeroporto, além de contar com uma média diária de 120 mil passageiros no período de baixa temporada, e durante as férias, como o atual período que segue até o final de fevereiro, o número pode chegar a 140 mil.

Já o número de pousos e decolagens diários é de 830 na baixa temporada, porém, no período de férias, o número chega a 870 voos diários. “O GRU Airport possui, atualmente, 10 pátios de aeronaves, entre os de voos comerciais (nacionais e internacionais), executivo e de helicópteros”.

Outra novidade em Cumbica será o novo píer de passageiros, que será localizado no Terminal 3, com capacidade de receber até 10 milhões de pessoas por ano. “Ainda está em estudos, mas será uma área que comportará novos espaços para salas de embarque e o posicionamento de aeronaves”, informou a concessionária.

Dados do Aeroporto de Guarulhos:
Número de empregos gerados na área do Sítio Aeroportuário: 40 mil empregos
Primeira Aeronave a aterrissar no Aeroporto: Boeing 747-400 da Varig
Número de companhias aéreas que operam em Cumbica: 31 (4 são nacionais e 27 internacionais).
Número de Destinos: 98 ( 50 domésticos e 48 internacionais)
800 toneladas de carga são processadas diariamente no Terminal de Cargas de Cumbica
- PUBLICIDADE -