Consórcio da EMTU que atende Guarulhos coloca em circulação 133 novos ônibus com ar-condicionado

- PUBLICIDADE -

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), determinou que as concessionárias do sistema intermunicipal na Região Metropolitana de São Paulo incluam neste ano, 561 veículos novos com ar-condicionado em substituição aos ônibus que completarão dez anos de uso. Questionada sobre quantos coletivos viriam para Guarulhos, a EMTU informou que 133 ônibus são Consórcio Internorte, que atende a área três de operação, envolvendo as cidades de Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Mairiporã.

As linhas que serão contempladas de ônibus intermunicipal de Guarulhos, não foram informadas. A exigência faz parte de aditivo contratual firmado com as empresas operadoras das quatro áreas de concessão mais a Metra, que opera as linhas do Corredor ABD. Em 2019, 179 ônibus novos com ar-condicionado foram incluídos na frota das concessionárias da Grande São Paulo, atualmente com 3.335 veículos.

A renovação da frota é um esforço do governo para melhorar o atendimento à população. Nesse sentido, já foram inseridos 827 veículos, apenas no ano passado, nas cinco regiões metropolitanas fiscalizadas pela EMTU.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a EMTU é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

- PUBLICIDADE -