Prefeitura apresenta Temporada 2020 das orquestras de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos apresentou na manhã desta terça-feira (28) a Temporada 2020 das orquestras da cidade – Gru Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). De modo ainda inusitado no município, a temporada engloba quatro séries, nas quais promove intensa programação e estabelece rico diálogo entre a música orquestral e suas infinitas possibilidades de apreciação.

Na série Grandes Mestres, por exemplo, a temporada faz profundos mergulhos nas obras de compositores renomados, como Copland, Brahms, Schubert, Mozart, Strauss, Borodin, Mahler, entre outros, investindo na montagem de clássicos consagrados, equiparando a programação da cidade de Guarulhos à de grandes centros culturais do mundo.

Para ilustrar essa série, vale destacar que, na abertura da Temporada 2020, a Orquestra Gru Sinfônica presta homenagem aos 250 anos de Beethoven, executando o Concerto para Piano e Orquestra nº 5 em Mib op. 73 Imperador e a Sinfonia nº 3 em Mib Maior op. 55. O espetáculo, que acontece no próximo dia 15 de fevereiro, às 20h, no Teatro do Adamastor Centro, conta com a participação do pianista Christian Budu.

O prefeito Guti, presente à apresentação, destacou a importância e a magnitude do lançamento da Temporada 2020, que agora, com a Gru Sinfônica, torna-se ainda mais robusta, passando de dez espetáculos anuais, em 2016, para um total de 55 em 2020, uma iniciativa que vai na contramão da realidade de outros municípios. “Cumprimos a meta de ampliar o número de espetáculos e, assim, viabilizar o acesso de pessoas de diferentes regiões e idades ao repertório de música clássica”, comemorou o prefeito.

No Mundo da Ópera

No Mundo da Ópera é o nome da série que vai levar ao palco do Teatro Adamastor um universo em que música e letra ganham vida em espetáculos intensos e inquietantes, e que contam com a delicadeza e a força de cantores líricos e as tradicionais parcerias com os corais Collegium Musicum e AC Coraleste.

Em maio, a série No Mundo da Ópera apresenta a 1ª audição nacional da ópera Rusalka, do compositor checo Antonín Dvorák. Sob direção cênica de Pablo Maritano e regência e direção musical de Emiliano Patarra, as orquestras GRU Sinfônica e Jovem convidam ao palco as mezzo sopranos Juliana Taino e Mere Oliveira, a soprano Tati Helene, o tenor Eric Herrero e o barítono Marcelo Ferreira.

Outro conjunto de espetáculos da Temporada 2020 que promete oferecer ao público a integração entre diferentes linguagens, como dança e teatro, é a série Fronteiras, que, tal qual o nome sugere, propõe a quebra de fronteiras musicais, estéticas e até conceituais. A partir do sucesso dos programas Rock em Concerto, Samba em Concerto e Coisas do Brasil, este ano haverá o Jazz em Concerto e o show Odindá, de André Abujamra, entre outras aventuras musicais.

Por fim, a série Novos Talentos e Descobertas apresenta ao público espetáculos em que os novos talentos da música sinfônica têm espaço para se expressar. Nela, a Temporada 2020 retoma o Gru Piano, o 1º Concurso de Piano da cidade de Guarulhos, e inaugura o Gru Cordas, a grande novidade desta edição, destinado exclusivamente a instrumentos de cordas.

O espaço para os novos criadores de música sinfônica está garantido com a estreia de Song of the Universal, de Sérgio Molina, em conjunto com o quarteto de violões Quaternaglia, e com o espetáculo GRU 460, um panorama de quatro composições inéditas dedicadas especialmente à cidade.

A Temporada 2020 também oferece apresentações realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas, que mesclam diferentes linguagens artísticas e conquistam o grande público ao executar obras que surpreendem pela diversidade de estilos musicais.

Programa Orquestra no Bairro

A Prefeitura de Guarulhos aproveita o lançamento da Temporada da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem para apresentar a nova edição do programa Orquestra no Bairro. Iniciativa das secretarias de Cultura e Educação, o programa oferece apresentações em escolas da Prefeitura localizadas em regiões periféricas da cidade, com uma programação musical diferenciada e especial.

Desde que foi criado, em 2017, o programa já realizou apresentações mensais em diferentes pontos da cidade, em bairros como Jardim Bom Clima, Recreio São Jorge, Parque Continental, Vila Carmela, Jardim Bananal, Jardim Triunfo, Vila Galvão, Jardim dos Cardosos, Jardim Guaracy, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Emília, Parque Cecap, Jardim das Nações, entre outros.

Em 2020, além de dobrar o número de espetáculos, as orquestras Gru Sinfônica e Jovem apresentam arranjos especialmente elaborados para o desenvolvimento do programa, que de forma bastante especial e lúdica deseja despertar o interesse das crianças pela música.

Para mais informações sobre a Temporada 2020 das orquestras Gru Sinfônica e Jovem acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2020-01/Temporada%202020%20das%20Orquestras%20de%20Guarulhos.pdf.

- PUBLICIDADE -