Hospital Geral de Guarulhos já recebeu mais de 600 pessoas para doação de sangue neste mês

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O Hospital Geral de Guarulhos (HGG), localizado na Alameda dos Lírios, n° 300, no bairro do Parque Cecap, já coletou somente neste ano, 481 bolsas de sangue de 602 candidatos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, computados até o dia 23. O tipo de sangue mais doado é o O Positivo, o mais comum entre a população brasileira, segundo a secretaria.

No ano passado, 11.479 mil pessoas foram candidatos à doação e houve a coleta de 9.440 bolsas de sangue no HGG. A secretaria informou que em média 85% das doações são realizadas de forma voluntária e que somente 15% são efetuadas por doadores de reposição, como familiares e amigos de pacientes internados.

“Cerca de 40% dos doadores são fidelizadas, ou seja, aqueles que voltam ao HGG mais de uma vez ao ano para doar.  Em todo ano de 2019, 5.500 pacientes foram beneficiados diretamente com as doações”, afirmou a secretaria. Questionada sobre a doação de sangue, a Secretaria Municipal de Saúde alegou que não há banco de sangue nos hospitais municipais.

O HGG informou que o banco de sangue do hospital está abastecido, porém, existem quedas de doações no período das férias escolares. Segundo a secretaria, as pessoas interessadas em doar devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ao Posto de Coleta de Sangue apresentando um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista), estar alimentado evitando alimentos gordurosos e ter descansado no mínimo seis horas na noite anterior. O candidato passa por triagem, em que são abordadas questões relacionadas à saúde e hábitos de vida, visando a proteção do doador e do possível receptor.

- PUBLICIDADE -