Nove escolas estaduais de Guarulhos passam a receber ensino integral neste ano

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Com o inicio do ano letivo nesta segunda-feira (03), mais nove escolas de Guarulhos passaram a receber o Programa de Ensino Integral (PEI), de acordo com dados da Secretaria de Educação do estado de São Paulo (Seduc). As novas unidades são a Ary Gomes Coronel, no bairro da Vila São Rafael, a escola Cidade Seródio, cujo bairro possui o mesmo nome, além do Conjunto Habitacional bairro dos Pimentas II, Crispiano Conselheiro, na região central, Izabel Ferreira dos Santos Professora Dona Belinha, no bairro do Jardim Vila Galvão, José Alves de Cerqueira César, na Vila Rosália, José Scaramelli Professor, no Gopoúva, República da Venezuela II, no Jardim Arapongas e Valentin Gonzalez Alonso Padre, na região do Jardim Cumbica.

Segundo a Seduc, seis escolas já contavam com o modelo PEI de ensino no ano passado na cidade, que são a Celso Piva Professor, no Jardim Moreira, a Fábio Fanucchi Professor, no Jardim Vila Galvão, além da escola Jardim Santa Cecília, Levi Vieira da Maia Professor, no Vila Any, Paulo Rolim Loureiro Dom, na Ponte Grande e Valdivino de Castro Pereira, na Vila Flórida.

A quantidade de alunos do município que estudam em escolas da rede estadual são 3.429 estudantes, e neste ano, são 664 escolas no programa PEI em todo o estado. De acordo com a secretaria, neste novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, incluindo disciplinas como projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais.  

“A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 247 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações”, destacou a secretaria.

A Seduc também informou que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. “Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação a estudantes das escolas regulares”. 

Conheça as 15 escolas que possuem o Programa de Ensino Integral em Guarulhos (PEI):
Ary Gomes Coronel    (bairro Vila São Rafael)
Cidade Seródio             (bairro Cidade Seródio)
Conjunto Habitacional bairro dos Pimentas II  (bairro Pimentas)
Crispiano Conselheiro    (região central)
Izabel Ferreira dos Santos Professora Dona Belinha   (Jardim Vila Galvão)
José Alves de Cerqueira César   (Vila Rosália)
José Scaramelli Professor           (Gopoúva)
República da Venezuela II           (Jardim Arapongas)
Valentin Gonzalez Alonso Padre  (Jardim Cumbica)
Celso Piva Professor                        (Jardim Moreira)
Fábio Fanucchi Professor                (Jardim Vila Galvão)
Jardim Santa Cecília                         (Jardim Santa Cecília)
Levi Vieira da Maia Professor         (Vila Any)
Paulo Rolim Loureiro Dom              (Ponte Grande)
Valdivino de Castro Pereira             (Vila Flórida)
 
Quantos alunos na cidade estudam em período integral? 
 3.429 alunos
No estado, quantas escolas atendem ao todo nesta modalidade de ensino? 
Em 2020, serão ao menos 664 escolas no programa PEI.
- PUBLICIDADE -