Mazzaropi e Chaplin são destaques do Cine Cultura em fevereiro


O Cine Cultura de fevereiro apresenta uma programação de filmes com exibições gratuitas, que acontecem nos dias 12 e 13, 19 e 20, às 18h, no Teatro Padre Bento e na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Grandes ícones do cinema nacional e americano, Mazzaropi e Charlie Chaplin são os destaques das exibições, que têm classificação livre.

O Cine Cultura homenageia a obra de Mazzaropi, grande referência do cinema brasileiro e responsável por colocar a figura do caipira em evidência na produção cinematográfica nacional. Para tanto, exibe duas de suas obras mais emblemáticas: Um Caipira em Bariloche e As Aventuras de Pedro Malasartes.

Ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico, Charlie Chaplin trilhou um percurso brilhante em sua carreira no cinema. Com dezenas de comédias produzidas por ele, Chaplin se destacou na era do cinema mudo, fazendo da mímica e da comédia pastelão uma forma irreverente de se comunicar com o espectador. Nesta edição do Cine Cultura serão exibidos Em Busca do Ouro e O Grande Ditador.

Um Caipira em Bariloche (Brasil, 1972, 100 min)

No dia 12, quarta-feira, o Teatro Padre Bento exibe a comédia Um Caipira em Bariloche. O filme conta a história de Polidoro (Mazzaropi), um fazendeiro ingênuo e dono de muitas terras que é persuadido por seu genro e pela filha para vender a fazenda e mudar-se para a cidade. Acaba vendendo-a para um amigo do genro, Agenor, pessoa sem escrúpulos e vigarista, cuja esposa também é vítima de suas negociatas. Por meio de um ardil, Polidoro é levado a viajar para Bariloche em companhia de Nora, enquanto sua fazenda é vendida a terceiros através de um negócio ilícito. Avisado a tempo, Polidoro regressa para desmascarar o genro.

As Aventuras de Pedro Malasartes (Brasil, 1960, 129 min)

No dia 13, quinta-feira, o Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, exibe As Aventuras de Pedro Malasartes, um caipira humilde e inocente que é enganado pelos irmãos na partilha da herança de seu falecido pai. Pedro deixa a fazenda levando somente um ganso, um tacho velho e umas poucas roupas. Pelo caminho, acaba sendo acompanhado por uma porção de crianças abandonadas. Atrapalhado e de coração mole, começa a aplicar pequenos golpes para conseguir dinheiro.

Em Busca do Ouro (EUA, 1925, 72 min)

O Teatro Padre Bento exibe Em Busca do Ouro no dia 19, quarta-feira. No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio à corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).

O Grande Ditador (EUA, 1940, 125 min)

A exibição de O Grande Ditador acontece no dia 20, quinta-feira, no Auditório Pedro Dias Gonçalves. O filme conta a história de Adenoid Hynkel (Charles Chaplin), que assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.

Serviço

Cine Cultura apresenta, sempre às 18h:

Um Caipira em Bariloche

Data: quarta-feira, 12 de fevereiro

Local: Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade

As Aventuras de Pedro Malasartes

Data: quinta-feira, 13 de fevereiro

Local: Auditório Pedro Dias Gonçalves (Biblioteca Monteiro Lobato). Rua João Gonçalves, 439, Centro

Em Busca do Ouro

Data: quarta-feira, 19 de fevereiro

Local: Teatro Padre Bento. Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade

O Grande Ditador

Data: quinta-feira, 20 de fevereiro

Local: Auditório Pedro Dias Gonçalves (Biblioteca Monteiro Lobato). Rua João Gonçalves, 439, Centro

Entrada gratuita

Classificação livre

- PUBLICIDADE -