Postos de saúde de todo o País abrem sábado para vacinar contra o sarampo


Neste sábado (15), será o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo, com a abertura de postos em todo o País para intensificar a vacinação das pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos, público-alvo desta primeira fase da Campanha, que se estende até 13 de março. Em Guarulhos, onde já foram confirmados cinco casos da doença este ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar das 8h às 17h, para imunizar essa população.

A imunização será realizada de forma seletiva, mediante a averiguação da caderneta de vacinação, para atualização do esquema vacinal. Por isso, é importante levar a carteirinha aos postos. No entanto, aqueles que não têm comprovação da vacina também devem procurar uma unidade de Saúde para receber as doses.

O objetivo do Ministério da Saúde com a realização das campanhas é interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir cobertura vacinal, a fim de que o Brasil volte a ser um território livre da doença. Para tanto, uma segunda etapa da vacinação será realizada entre os dias 03 e 31 de agosto próximo, para as pessoas de 30 a 59 anos com Dia D de mobilização nacional em 22/08/2020.

No ano passado, outras duas faixas etárias foram contempladas com a campanha, sendo a primeira etapa voltada para crianças de seis meses até cinco anos de idade e, a segunda, para a população de 20 a 29 anos. Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus, a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo no ano passado. O sarampo é altamente contagioso e pode até levar a morte. A única forma de prevenção é por meio da vacina, que é disponibilizada para toda a população durante o ano todo nas unidades de Saúde.

- PUBLICIDADE -