Descentralização do Bolsa Família aumenta número de beneficiários na cidade em 14%

- PUBLICIDADE -

O atendimento descentralizado do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)/ Bolsa Família em Guarulhos, realizado por meio de mutirões nos bairros, possibilitou o aumento de beneficiários do programa. Em março, este número cresceu 13,38% no município em relação ao mês anterior, o que significa 5.429 novas pessoas incluídas. Ou seja, em fevereiro havia 40.551 contemplados pelo programa federal de transferência de renda e neste mês o município apresenta 45.714 contemplados pelo benefício.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, a prática tem se intensificado. “Com a descentralização do Bolsa Família através de mutirões em CEUs, escolas e em algumas ocasiões nas comunidades e instituições, a equipe do Cadastro Único vai até a população – uma prática adotada em 2017. Esta é a política que tem de ser feita: o poder público tem que ir e estar mais próximo da população e não fazer com que o munícipe se desloque, pagando condução. Portanto, destaco o aumento de beneficiários por conta da descentralização no atendimento”, justificou o gestor.

Desde 2017 a prefeitura já realizou 32 mutirões em bairros. O próximo está programado para o dia 28 de março, das 9h às 14h, no CEU Presidente Dutra. As senhas estão sendo distribuídas previamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) São João, Presidente Dutra e Ponte Alta (localizado no CEU Bonsucesso). No dia 19 a distribuição de senhas acontecerá no CEU Presidente Dutra, das 9h às 11h30.

- PUBLICIDADE -