Guarulhos confirma os dois primeiros casos de coronavírus em moradores do município

- PUBLICIDADE -

Os dois primeiros casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (COVID-19) em moradores de Guarulhos foram confirmados nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde.  Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Não há necessidade de internação. Até o momento a cidade investiga 75 casos suspeitos e tem 20 casos descartados. 

O primeiro caso confirmado é de uma mulher de 31 anos, enfermeira que reside em Guarulhos e trabalha em um hospital na zona leste de São Paulo, no qual já houve a confirmação de outros casos da doença no local. A paciente não tem histórico de viagem e está em isolamento domiciliar desde o primeiro sintoma, em 13 de março. 

Já o segundo caso, também confirmado nesta manhã, refere-se a um estudante de Medicina – segundo apurou o HOJE – de 20 anos, que tem histórico de viagem pela Inglaterra e Itália. Passou a ter os primeiros sintomas no dia 2 e quando chegou ao Brasil, em 5 de março, iniciou o isolamento domiciliar.

A Vigilância Epidemiológica Municipal tem acompanhado caso a caso e realizado orientações por telefone, para não expor os profissionais de saúde, para que esses pacientes permaneçam isolados em casa. “É muito importante que as orientações sejam respeitadas e seguidas à risca, porque a partir do cumprimento delas é que se torna possível diminuirmos as chances de contaminação de mais pessoas”, afirmou Valeska Aubin Zanetti Mion, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. 

Administração vem participando de reuniões com Ministério da Saúde

Desde a divulgação dos casos de coronavírus na China, a Prefeitura de Guarulhos têm participado de reuniões com o Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal  porta  de entrada do vírus no Município, para tratar das ações de combate à transmissão do vírus na cidade.

Na última sexta-feira (13), o prefeito Guti anunciou a criação do Comitê Municipal de Gestão sobre o Coronavírus, onde diariamente serão discutidas entre diversas pastas as mudanças de cenário e a organização da assistência, bem como as orientações para a população. A Prefeitura passou a emitir boletins atualizados, a fim de tornar transparente a real situação no município.

- PUBLICIDADE -