Covid-19: Taxa de isolamento social em Guarulhos (SP) apresenta queda de 11% em 2 dias

Antes de 63%, taxa de isolamento social, em Guarulhos (SP), caiu 11% em dois dias - Crédito: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura
[email protected]

A taxa de isolamento social na cidade de Guarulhos (SP) apresentou queda de 11% entre o último domingo (12), quando registrou 63%, e terça-feira (14), com 52%. Ou seja, são aproximadamente 143 mil pessoas fora desta condição proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate ao avanço do Covid-19. O município tem 20 mortes e outras 89 que estão aguardando o resultado do teste.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

No momento, há acesso a dados referentes a 105 cidades maiores de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. No último domingo, esse método apontou que Guarulhos contava com 63% das pessoas que habitam o município na condição de isolamento. Isso significa que 820 mil pessoas estavam em suas residências.

- PUBLICIDADE -