Vacinação contra a gripe contempla novos grupos a partir desta quinta-feira

Foto: Márcio Lino/PMG

Além de idosos e profissionais de saúde, a partir desta quinta-feira (16) também poderão tomar a vacina contra a influenza (gripe) pelo SUS os trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Para iniciar esta segunda etapa da campanha Guarulhos recebeu na semana passada 36 mil doses, as quais já foram distribuídas a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Também deverão ser vacinados nesta segunda fase os povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade. Neste ano, a inclusão dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários como grupo prioritário para vacinação se deu para resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, diante da pandemia global de coronavírus (Covid-19).

Vale destacar que os motoristas de aplicativo e táxi não estão contemplados nesta fase devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos. Já os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha, com início em 9 de maio, quando também serão imunizados os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha se estende até o dia 22 de maio , sendo o sábado (09/05) o Dia D de Mobilização Nacional contra a doença. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Para evitar aglomerações, algumas UBS estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru, informações que podem ser obtidas no site www.guarulhos.sp.gov.br.

Apesar da vacina da gripe proteger somente contra os vírus A-H1N1, A-H3N2 e B, não sendo eficaz contra a Covid-19, a imunização é importante para diminuir o impacto sobre os serviços de saúde de pessoas acometidas por influenza, auxiliando ainda na exclusão de diagnósticos de coronavírus.