Prefeitura disponibiliza acesso digital a obras do acervo de artes visuais do município

Foto: Divulgação/PMG

Durante o período de distanciamento social, a Prefeitura de Guarulhos disponibiliza de forma digital parte do acervo artístico da Secretaria de Cultura. A iniciativa, que integra o projeto Pinacoteca Virtual, tem por objetivo disponibilizar o acervo para que as obras e seus artistas possam chegar ao maior número de pessoas.

O conteúdo encontra-se disponível no portal da Prefeitura, no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/pinacoteca-virtual. Administradas pela seção técnica de Artes Visuais, as obras fazem parte do conjunto de exposições que acontecem em espaços públicos da cidade, como o Centro Municipal de Educação Adamastor, a Biblioteca Monteiro Lobato e o Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael, entre outros.

“Disponibilizar as obras de modo digital é a primeira parte de um processo de construção da Pinacoteca Virtual. Optamos por antecipar sua divulgação para que ela pudesse se somar a outras iniciativas da Prefeitura de Guarulhos para proteger os munícipes e combater o coronavírus”, explica Vitor Souza, secretário de Cultura. Como forma alternativa para que as famílias possam usufruir da arte e da cultura de modo seguro, Souza pontua que a página será atualizada semanalmente com novas obras.

O acervo de arte da Secretaria de Cultura passou a ser constituído em 2004, sendo a pintura Consciência Negra, do artista Cláudio Donato, a primeira obra a compor o portfólio oficial. “Ao longo dos anos o acervo cresceu de forma exponencial, chegando atualmente a mais de 1.200 obras que abrangem as mais diversas escolas, técnicas e estilos, adquiridas tanto por doações como pela aquisição por prêmio no Salão Nacional”, explica Adriana Lins, responsável pela seção técnica de Artes Visuais.

Além da pintura Padre Bento, da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), o acervo também conta com obras de nomes de destaque no cenário artístico nacional, como Waldomiro de Deus, Luise Weiss e Maria Bonomi. Importante também no processo da constituição do acervo é a participação de artistas locais com obras que revelam a sua qualidade, como Iesus Silveira e o fotógrafo João Machado.

Para saber mais acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/pinacoteca-virtual.