Doria ameaça rever flexibilização

Foto: Paulo Guereta/AE
- PUBLICIDADE -

O governador João Doria (PSDB-SP) mostrou-se preocupado com a taxa de isolamento social registrada nesta quinta-feira (23) na capital de São Paulo e na sua região metropolitana, de 48%. Para a última quarta-feira, dia 22, o governo do Estado havia calculado o mesmo índice, insuficiente, segundo Doria, para manter o plano de flexibilização da quarentena que tem previsão para iniciar no dia 11 de maio.

O governador afirmou que, para realizar o relaxamento da quarentena, a taxa mínima de isolamento da população deve permanecer em, pelo menos, 50%.

O coordenador do Centro de Contingência do novo coronavírus em São Paulo, David Uip, também alertou a população pelo baixo índice de isolamento. “Estamos num momento que não podemos ter relaxamento do isolamento. Tudo o que planejamos e conseguimos com as políticas adequadas de quarentena pode se perder com a falta de colaboração de parte da sociedade”, disse o infectologista.

Uip afirmou estar muito preocupado com as aglomerações que viu nas ruas da capital paulista. Segundo o secretário da Saúde do Estado, José Henrique Germann, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 em São Paulo é de 77%, enquanto que nas enfermarias a ocupação está em 67%. O secretário ainda disse que o Hospital das Clínicas e o Instituto Emílio Ribas são os hospitais públicos da capital que apresentam maior lotação.

- PUBLICIDADE -