Número de casos confirmados de Covid-19 em Guarulhos triplica em 15 dias

No último dia 8 Guarulhos registrava 102 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (23) o número mais do que triplicou e a cidade atinge 320 casos da doença. Esse aumento revela o comportamento social da população guarulhense que, se não mudar, impossibilitará a flexibilização do isolamento social, prevista para o próximo dia 6.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde mostra ainda que há 3.328 casos suspeitos, dos quais, além dos confirmados, 712 foram descartados e 2.296 seguem em investigação. Além disso, infelizmente mais um óbito foi registrado, de uma mulher de 81 anos. Outras 63 mortes, que podem ter sido ocasionadas pela Covid-19, estão sendo investigadas.

No Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), hospital de campanha de Guarulhos que conta com 70 leitos, 24 pessoas estão internadas, sendo seis nos leitos de alta complexidade (UTI), que são dez. A boa notícia é que outras três pessoas receberam alta nesta quinta-feira.

Para diminuir a disseminação do novo coronavírus vale lembrar a importância do uso da máscara, recomendado no decreto publicado nesta terça-feira (21) para todas as pessoas que precisem sair às ruas para qualquer atividade. Além disso, mais de quatro mil kits (compostos de duas máscaras de pano, um sabonete e um folheto com orientações sobre a prevenção ao coronavírus) já foram distribuídos nas comunidades do município por meio do programa Máscaras pela Vida. 

Empresas e pessoas podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo número (11) 99918-9310 e fazer doações de insumos como elásticos, tecidos, retalhos e linhas, além de máscaras de pano prontas, para que mais pessoas possam ser contempladas.