Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos atende mais de 9 mil pessoas em 30 dias

O Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (3C-Gru) completa nesta segunda-feira (27) um mês de funcionamento com mais de nove mil pessoas atendidas. O complexo, onde também está instalado o hospital de campanha, realiza a triagem de pessoas com suspeita de Covid-19, tanto no sistema drive-thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, quanto para pedestres, das 7h às 19h.

A triagem dos casos é o grande diferencial dos demais hospitais de campanha instalados no país. Além de desafogar as unidades de saúde para que elas possam atender as outras enfermidades, o 3C-Gru também evita a contaminação dos pacientes que procuram os serviços da rede por pessoas infectadas pela Covid-19. Sem contar a agilidade na assistência, que já fez a diferença para muita gente, inclusive para um morador da capital paulista que, depois de peregrinar por vários hospitais de São Paulo, só conseguiu atendimento em Guarulhos.

Trata-se de Roberto Luiz Clemente, de 61 anos, que passou por quatro serviços de saúde em São Paulo com suspeita de Covid-19 antes de ser avaliado pela triagem do Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos e prontamente encaminhado para internação no hospital de campanha do complexo. Ele começou a sentir os sintomas da Covid-19 no dia 10 de abril e somente conseguiu ser internado, já com muita falta de ar, no dia 18 no 3C-Gru, onde ficou em tratamento durante quatro dias, se recuperou e teve alta.

“Em dois dias eu já estava totalmente recuperado. Agradeço a equipe médica do hospital de campanha de Guarulhos, que salvou a minha vida. Se eu estou vivo é graças a esses profissionais”, contou Clemente. No 3C-Gru boa parte das pessoas passa por dois atendimentos: um com a equipe de enfermagem e outro com o médico. Ou seja, elas são submetidas à avaliação clínica e à medição de temperatura por laser para o diagnóstico da Covid-19.

Caso apresentem alteração de temperatura e outros sintomas, são encaminhadas à triagem médica, onde os pacientes são classificados por cores: a branca significa que está liberado para casa; a azul, apresenta algum sintoma, mas não necessita de internação; amarela, ficará em observação para a coleta de exames; e a vermelha, deverá ser encaminhado imediatamente para o leito de UTI, sendo submetido à tomografia.

Localizada ao lado do Clube Cecap, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos, a unidade ocupa uma área de 5 mil m², com 3 mil m² de área construída, incluindo tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias. Já o hospital de campanha, que fica no mesmo complexo, funciona 24 horas por dia e conta com 70 leitos, sendo 14 de emergência com apoio de respiradores (UTI) para casos mais graves. Nesta segunda-feira 25 pacientes estão internados no local, sendo que destes oito estão na UTI e outros seis tiveram alta.

“Fico muito satisfeito por termos conseguido inaugurar o primeiro hospital de campanha do Brasil com triagem e que depois de um mês de funcionamento se revelou muito eficiente, trazendo referência de atendimento para a população de Guarulhos nesta epidemia”, destaca o secretário-adjunto de Saúde, Luís Fernando Ribeiro de Castro.