Prefeitura realiza manejo de árvores para preservar vidas e patrimônio

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos começaram a executar nesta terça-feira (28) a retirada de árvores de grande porte e raízes superficiais plantadas inadequadamente em diversas regiões da cidade. A ação faz parte do Plano de Manejo Arbóreo, que determina a substituição por espécies apropriadas a áreas urbanas e nativas da Mata Atlântica regional, como ipê amarelo, aroeira e resedá. A primeira região beneficiada está nos arredores da avenida Paulo Faccini.

Dentre as espécies que mais oferecem riscos às pessoas e aos patrimônios público e privado está a Ficus benjamina. De origem asiática, a árvore de crescimento rápido, que pode chegar a 30 metros de altura, possui raízes tubulares (que se desenvolvem acima da terra) e por isso frequentemente causa danos às calçadas e à rede de energia elétrica, além de incidentes com transeuntes. Devido à frágil fixação das raízes à terra, a Ficus possui grande risco de queda em caso de chuva e vento fortes, como ocorrido no início de 2019, quando a maior parte dos danos em Guarulhos envolveu a espécie, que ainda é bastante presente na cidade.

A Prefeitura ressalta que a arborização urbana é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, pois além de tornar a temperatura ambiente mais agradável também contribui para reduzir a poluição sonora e os alagamentos.

Para informações sobre espécies adequadas a áreas urbanas, a Prefeitura disponibiliza o Manual de Arborização Urbana no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/manual-de-arborizacao-urbana.

- PUBLICIDADE -