Professores da rede municipal de ensino recebem formação a distância

Foto: Divulgação/PMG

A partir do dia 4 de maio os professores e as equipes gestoras da rede municipal de ensino devem participar das formações a distância para qualificarem suas atuações durante o período de isolamento social. Todas as aulas serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no endereço http://curriculo.guarulhos.sp.gov.br, tendo como foco o estudo da Proposta Curricular-QSN/2019.

Em concordância com o Decreto Municipal 36.723, de 17 de março de 2020, e a Portaria 680/2020-GP, de 25 de março, que dispõem sobre orientações gerais acerca do regime de teletrabalho, trabalho remoto e trabalho a distância, a formação é obrigatória para todos os educadores (professores, diretores de escola, vice-diretores, professores-coordenadores pedagógicos, supervisores escolares) como elemento constitutivo da jornada de trabalho ou complemento a ela.

Com o objetivo de promover estudos, aprofundamentos e reflexões sobre o currículo, as formações pelo AVA terão a seguinte programação e organização: de 4 a 8 de maio, o acesso será para conhecimento do espaço virtual e participação no fórum coletivo por meio da postagem de comentários; de 11 a 15 de maio – Módulo 0: período de ambientação virtual / estabelecimento de login e senha / preenchimento de perfil; de 18 de maio a 12 de junho – Módulo 1: este será igual para todos os educadores da rede com estudos, atividades e participação no fórum de discussões; a partir do dia 15 de junho – Módulo 2: cada educador será direcionado para ambiente o virtual de formação específica, de acordo com o grupo ao qual pertence.

Na página do ambiente virtual estarão disponíveis conteúdos sobre a Proposta Curricular-QSN: para visualização e opção de download; formações: espaço organizado de acordo com a atuação profissional do educador; dialogando: espaço dedicado para postagem quinzenal de vídeos sobre diferentes temas com o objetivo de compartilhar reflexões e ações dos educadores da nossa rede; e também o Fórum: espaço coletivo que tem como objetivo discutir os temas gerais sobre a Proposta Curricular-QSN por meio do diálogo entre todos os educadores.

Para ter acesso ao Ambiente Virtual o educador deve acessar a página http://curriculo.guarulhos.sp.gov.br, realizar o login com o CPF e a senha, que também é o número do CPF no primeiro acesso.

Além disso, os educadores das instituições parceiras da rede municipal e as demais funções da escola, como assistentes de gestão, agentes escolares e cozinheiros, também terão formação garantida. As orientações de acesso sairão ainda esta semana.

Para mais informações acesse http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/8443/inline/.