Guarulhos registra 90 mortes por Covid-19

Desde o dia 27 de março, quando Guarulhos confirmou os três primeiros óbitos por coronavírus (Covid-19), até esta terça-feira (5), a cidade contabiliza 90 mortes, somando as cinco confirmadas nas últimas 24 horas, sendo de quatro homens, com idades entre 63 e 75, e de uma mulher de 64 anos. Outros 66 óbitos suspeitos foram descartados e 36 estão sendo investigadas. 


Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, que mostra ainda que dos 4.700 casos notificados desde o início da pandemia, 710 testaram positivo para o novo coronavírus, 2.130 foram descartados e 1.860 seguem em investigação. No Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru) 32 pessoas estão internadas com suspeita da Covid-19, oito delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta terça-feira, seis pacientes receberam alta e infelizmente um homem de 41 anos não resistiu e foi a óbito. 


A taxa de ocupação dos hospitais municipais para pacientes com Covid-19 continua aumentando em Guarulhos. A dos leitos clínicos passaram de 41,2% para 64,38%, enquanto que a de UTI, de 69,2% foi para 73,8%. Já os hospitais estaduais instalados na cidade permanecem com todos os leitos de UTI ocupados, havendo disponíveis somente os leitos clínicos para pacientes com o novo coronavírus. A média geral de ocupação de leitos de alta complexidade é de 89,39% e de leitos clínicos chega a 66,23%. 


Esse aumento de casos reforça cada vez mais a necessidade das pessoas levarem a sério o isolamento social, bem como o uso de máscara sempre que for necessário sair de casa, além das medidas de higiene preventivas, para que o sistema de saúde não entre em colapso e possa atender as pessoas que eventualmente forem infectadas.