Hospital de campanha de Guarulhos tem mais de 81% de curados

Foto: Márcio Lino /PMG

O primeiro Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (3C-GRU) está completando um mês de funcionamento no Parque Cecap com mais de 81% de pessoas curadas. Apesar de receber casos de intermediários a graves de Covid-19, diferentemente dos demais hospitais de campanha, que costumam atender pessoas com sintomas leves, o 3C-GRU tem ótimos resultados. Do total de pacientes que já ficaram internados no local, 81,2% tiveram alta por estarem considerados curados, enquanto outros 18,8% evoluíram a óbito.   

“É importante destacar que nossas internações são todas de casos graves da doença e temos conseguido salvar mais de 80% dos pacientes com sintomas mais agudos, o que ameniza em parte a dor das perdas e nos motiva a seguir em frente”, destaca o secretário-adjunto de Saúde, Luís Fernando Ribeiro de Castro. Somente nesta segunda-feira (11) foram mais nove altas hospitalares, sendo duas de UTIs.  

O complexo funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e possui 70 leitos, 14 deles semelhantes aos de uma UTI (alta complexidade), sala vermelha de estabilização, leitos de isolamento e enfermaria, todos com terapia respiratória (oxigênio).  

Além disto, o 3C-GRU possui tomógrafo, ultrassonografia, raios X, laboratório completo, farmácia, refeitório, sala de treinamento, entre outros equipamentos. Tudo isso dentro de uma estrutura de 5 mil m², com 3 mil m² de área construída, incluindo tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias. Trabalham no local mais de cem profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, equipe de limpeza, segurança, entre outros.