Batalha da Matriz e freestyle são temas do Seminário de Arte e Cultura desta semana

Foto: Thai Batista

A Batalha da Matriz e o freestyle em Guarulhos são os temas do próximo encontro do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece nesta quinta-feira (4), às 20h. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal, os encontros semanais com artistas e pesquisadores guarulhenses são transmitidos online pela fanpage do Arquivo Histórico no Facebook (https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/).

No encontro desta semana, o mediador André Okuma convida Wesley Doeste, MC (mestre de cerimônias ou anfitrião de eventos) e slammer (poeta participante dos slams, que são encontros de poesias faladas). Wesley é morador do bairro Ipanema, artista atuante nas batalhas de rimas, slams de poesias, sound system e também em saraus. Amante do hip hop e elaborador de conteúdos do gênero nas redes sociais, Wesley conheceu a roda de freestyle na Batalha da Matriz, no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, em 2014, e desde então vem atuando na cena independente da cidade.

A batalha de MCs consiste na união entre os organizadores das batalhas de Guarulhos com o propósito de legitimar e fomentar a cultura na cidade, além de criar um canal de relacionamento direto com os produtores.

Encontros semanais

Com encontros semanais que tiveram início no começo do mês de abril, o II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos já contou com a participação de diversos convidados, como a artista multimeios Marina Pinto, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Edson Kiyoshi Murata, do Cineclube Incinerante, Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos: Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen, Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, idealizador do projeto Geografias de Cena, o historiador Mário Cabral, o produtor do projeto Arrastão Cultural, João Perreka, a apresentadora do Slam do Prego, Monique Martins, e a presidente da Associação Cultural Rock Guarulhos, Rute Barbosa.

Nesses encontros, permeados pela participação e interação dos internautas que acompanham as lives pelas redes sociais, o objetivo é registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores. Muito mais do que falar de seu trabalho e sua relação com a arte e a cultura de Guarulhos, os convidados proporcionam novos olhares sobre a diversidade da produção cultural local e refletem sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

Serviço

II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Batalha da Matriz e o freestyle em Guarulhos, com Wesley Doeste

Data: quinta-feira, 4 de junho

Horário: 20h

Acesso pela internet em https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/

- PUBLICIDADE -