Cidade: Sem atendimento presencial desde março, reabertura do Poupatempo depende de análise do Governo do Estado

Com horário restrito, Shopping Internacional deve reabrir para o público nesta sexta-feira (12), a partir das 13h - Crédito: Ivanildo Porto

Antônio Boaventura
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Os serviços presenciais oferecidos pelas unidades do Poupatempo, que tem a gestão do Governo do Estado em parceria com a Prodesp, ainda não tem data definida para seu retorno. De acordo com a gestão do programa estadual, a reabertura das unidades depende de análise do Poder Executivo e os critérios de flexibilização adotados pelos municípios. Nesta quarta-feira (10), o prefeito Guti (PSD) anunciou a reabertura dos shoppings centers na cidade.

No entanto, mesmo com a volta das atividades nos shoppings, ainda não está definida o retorno da prestação de serviço da unidade do Poupatempo, em Guarulhos (SP), localizada dentro do Shopping Internacional, no Itapegica. “Por ser um espaço com maior de controle de acesso, e assim evita a aglomeração. Eles vão funcionar das 13h ás 20h, a partir desta sexta-feira (12)”, disse o prefeito Guti.

A suspensão do atendimento presencial no Poupatempo continuará por causa da pandemia do coronavírus. A medida preserva a saúde de todos e reduz o contágio. Os postos permanecerão sem atendimento ao público até que as flexibilizações feitas pelos municípios, onde estão localizados os nossos postos, sejam analisadas pelo Governo do Estado.

O atendimento presencial no Poupatempo de Guarulhos apresentou queda 10% nos dois primeiros meses do ano, comparado ao mesmo período de 2019. Entre janeiro e fevereiro de 2020, antes da pandemia do coronavírus, foram realizados 187 mil atendimentos presenciais na unidade, ante 213 mil em 2019, ano em que o Poupatempo acelerou o processo de transformação digital e ampliou a quantidade serviços online.

Mesmo com o fechamento temporário dos postos, em março, o programa manteve por meio dos canais eletrônicos o atendimento remoto para suprir as necessidades da população. Em dois meses de quarentena, foram realizados 4 milhões de interações online. Nesse período, os cidadãos de Guarulhos realizaram quase 400 mil acessos ao site do Poupatempo. Juntos, o portal – www.poupatempo.sp.gov.br e o aplicativo Poupatempo Digital disponibilizam mais de 70 opções de consultas e atendimentos. Até 2022 serão 180 possibilidades.

Lançada há um mês, a versão mobile do Poupatempo oferece os seguintes serviços: solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, serviços da Receita Federal, do TRE, entre outros. Intuitivo e fácil de usar, o Poupatempo Digital está disponível gratuitamente na loja de aplicativos dos celulares, Google Play ou App Store.