Criação de artefatos e transformação das cidades é tema da série Patrimônio Cultural para Curiosos

Foto 2 – Cecap (1971) – Arquivo do Estado de São Paulo

Nesta sexta-feira (12) a Prefeitura de Guarulhos disponibilizará o quinto episódio de Patrimônio Cultural para Curiosos, série semanal de encontros virtuais temáticos. Iniciativa da Secretaria de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal, os vídeos são apresentados por Araci Borges, chefe do Arquivo Histórico, e estão disponíveis na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.

A partir do tema Cidades, Artefatos e Patrimônio, o episódio desta semana lança um novo olhar para os artefatos produzidos pela inteligência e trabalho humanos, caracterizados como ferramentas de transformação do patrimônio e apontando o modo como podem ser compartilhados no cotidiano por pessoas e cidades. “Abordaremos os conceitos de economia criativa e cidades criativas, como são aplicados aos municípios com a criação de artefatos que dão vida e requalificam os espaços ao gerar acessibilidade e possibilitar sua fruição coletiva”, explica a apresentadora Araci.

O episódio Cidades, Artefatos e Patrimônio integra uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage do Arquivo Histórico Municipal. Na última semana a série abordou Os Lugares e sua Dimensão Imaterial. O cronograma de vídeos conta com os seguintes temas:

19 de junho: “Museus e patrimônio”;

26 de junho: “Turismo e patrimônio”;

3 de julho: “Arte e patrimônio”;

10 de julho: “Patrimônio natural”;

17 de julho: “Intervenções nas cidades”.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais online no período de pandemia acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Patrimônio Cultural para Curiosos

Disponível a partir desta sexta-feira, 12 de junho

Tema: Cidades, Artefatos e Patrimônio

Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/