Maioria dos leitores do HOJE descarta candidato a prefeito apoiado por Lula

- PUBLICIDADE -

A grande maioria dos leitores do HOJE no Facebook (@GuarulhosHoje) disse rejeitar, em enquete que ficou no ar por 24 horas, qualquer candidato a prefeito que receba o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A enquete – um levantamento de opiniões sem plano amostral, que depende da participação espontânea do interessado e que não usa método científico para sua realizada – teve a participação de 3 mil pessoas.

Delas, 76%, ou 2,2 mil votos, responderam “não” à pergunta: “Você votaria em um candidato a prefeito apoiado pelo ex-presidente Lula?”. Os que responderam que apoiariam um provável candidato com o apoio do petista somaram 24%, ou 729 votos.

Quando o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, em 8 de novembro do ano passado, lideranças partidárias avaliavam que, fora da prisão, ele poderia ajudar a organizar a oposição contra o presidente Jair Bolsonaro.

Seis meses depois, porém, o petista não encontrou o protagonismo político que tinha no passado, mantém pouca interlocução com outros setores da oposição e praticamente não tem diálogo com segmentos da sociedade fora da esquerda.

Em sua mais recente derrota judicial, na primeira semana de maio, os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negaram os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mantiveram a sentença proferida pela corte em novembro do ano passado, de 17 anos e um mês de prisão, em regime fechado, no caso do sítio de Atibaia (SP). É a pena mais pesada imposta pela Lava Jato ao petista.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O recurso buscava reverter aspectos da sentença. Os desembargadores também negaram pedido preliminar da defesa de Lula, que buscava remarcar o julgamento, de forma a garantir que ele fosse feito presencialmente.

- PUBLICIDADE -