Patrimônio Cultural para Curiosos aborda a sustentabilidade da atividade turística


A relação entre turismo e patrimônioé o tema do sétimo episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos, exibido a partir desta sexta-feira (26). Iniciativa da Secretaria de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal, a série semanal de encontros virtuais temáticos é apresentada por Araci Borges, responsável pelo Arquivo Histórico, e está disponível na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.

Neste capítulo, Araci aborda como a atividade turística apropria-se do patrimônio cultural como espaço e suporte para o seu desenvolvimento, observando o modo como essa apropriação acontece. “A atividade turística pode ser nociva e predatória, por meio de um ‘turismo de massa’ que tende a degradar e transformar os espaços culturais. Mas ela também pode ser sustentável e positiva, incentivar a atividade econômica, o reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial”, enfatiza a apresentadora.

O episódio Turismo e Patrimôniointegra uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage do Arquivo Histórico Municipal. Na última semana, o tema foi Museus e Patrimônio. O cronograma de vídeos conta com os seguintes assuntos:

3 de julho: “Arte e patrimônio”;

10 de julho: “Patrimônio natural”;

17 de julho: “Intervenções nas cidades”.

Serviço

Patrimônio Cultural para Curiosos

Disponível a partir desta sexta-feira, 19 de junho

Tema: Museus e Patrimônio

Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/

- PUBLICIDADE -