Pimentas é o primeiro bairro a receber o Cras itinerante em Guarulhos


A Prefeitura inova mais uma vez para facilitar a vida da população mais carente de Guarulhos e entrega nesta quarta-feira (24), às 12h, a “Casa do Futuro – CadMóvel”, que iniciará atendimento na área do CEU Pimentas (estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas) logo após sua inauguração, devendo prosseguir no bairro durante um mês. O CadMóvel é um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) itinerante que visa a levar atendimento aos locais mais distantes, possibilitando às famílias em situação de vulnerabilidade acesso às políticas de assistência social, como o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e demais programas sociais oferecidos aos cidadãos.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, aborda a importância da entrega. “A Casa do Futuro, intitulada CadMóvel, tem como escopo principal chegar até as famílias que não podem se locomover até os equipamentos e, por vezes, chegar a comunidades onde não há unidades da Prefeitura próximas que façam o cadastro para programas sociais, os quais são portas de entrada para os serviços socioassistenciais. A Casa do Futuro tem o marco fundamental na importância da garantia de direitos aos mais vulneráveis,” afirma Alex.

O equipamento itinerante está instalado em uma espécie de trailer adaptado com espaço para a realização de até três atendimentos simultaneamente. Neste momento, em razão da pandemia de Covid-19, será realizado apenas um atendimento na área interna e os outros dois na área externa para garantir o distanciamento social necessário. O trailer funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e disponibilizará serviços como inclusão, atualização, consultas e esclarecimentos para os que estão com bloqueios, cancelamentos ou irregularidades nos benefícios, realizando os encaminhamentos necessários em cada situação.

O serviço será desenvolvido pela organização da sociedade civil Esocial, que obteve o credenciamento. Entre os serviços disponibilizados no CadMóvel estão inscrição, recadastramento, retificação do CadÚnico, orientação sobre benefícios como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, Telefone Popular, Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, ID Jovem, Renda Cidadã, Ação Jovem e Benefício da Prestação Continuada (BPC) Escola.

Serviço

Entrega da Casa do Futuro – CadMóvel

Dia 24 de junho – às 12h

Local: CEU Pimentas – estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas

- PUBLICIDADE -