Prefeitura inicia atividade da Casa do Futuro – CadMóvel no Pimentas

O prefeito de Guarulhos, Guti, acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, entregou nesta quarta-feira (24) a “Casa do Futuro – CadMóvel” no CEU Pimentas. Trata-se de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) itinerante que vai levar o atendimento aos locais mais distantes, possibilitando às famílias em situação de vulnerabilidade acesso a políticas de Assistência Social como o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e demais benefícios oferecidos aos cidadãos.

De acordo com o chefe do Executivo, o novo equipamento possibilitará o atendimento mais próximo de onde as pessoas vivem, sem que população se desloque para longe. “A Casa do Futuro é um serviço itinerante que vai até as pessoas, e não as pessoas até a Prefeitura. É desta forma que temos que trabalhar, buscando servir cada vez melhor o cidadão guarulhense. Aqui ele pode se inscrever no CadÚnico para ter acesso aos programas e benefícios sociais”, destacou Guti.

Já o secretário Viterale abordou a importância da inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais. “O CadÚnico é a porta de entrada para os programas socioassistenciais. E a Casa do Futuro é uma inovação para o município, que permitirá chegar a locais distantes, como comunidades de difícil acesso, e levar à inserção no CadÚnico, que é obrigatório para a obtenção de outros benefícios sociais”, afirmou.

O atendimento do CadMóvel foi iniciado logo após sua inauguração, devendo prosseguir no CEU Pimentas ao longo de um mês. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CadMóvel

O equipamento itinerante funciona em uma espécie de trailer adaptado com espaço para a realização de até três atendimentos simultaneamente. Entretanto, neste momento, em razão da pandemia, será realizado apenas um atendimento na área interna e os outros dois na área externa para garantir o distanciamento social necessário.

A organização da sociedade civil Esocial obteve o credenciamento e irá conduzir o trabalho no CadMóvel. Entre os serviços disponibilizados estão inscrição, recadastramento, retificação do CadÚnico e orientação sobre benefícios como Bolsa-Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, Telefone Popular, Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, ID Jovem, Renda Cidadã, Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC) Escola.

Serviço

Casa do Futuro – CadMóvel

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Local: CEU Pimentas – estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas