Feira orgânica na praça IV Centenário funciona durante a pandemia

Apesar do distanciamento social necessário por conta da pandemia de Covid-19, a Feira Orgânica na praça IV Centenário (Centro) segue funcionando aos sábados, das 7h às 13h, como opção de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos. Foram adotadas medidas de proteção sanitária como disponibilização de álcool em gel 70% aos consumidores, uso constante de máscaras, maior espaçamento entre as bancas, desinfecção frequente de objetos como balanças e máquinas de cartão e, se necessário, controle de filas para evitar aglomeração.

Além disso, os expositores passaram a vender também por aplicativo e a barraca de café da manhã, que comercializada pães, bolos e geleias, entre outros produtos, fornece agora apenas pelo sistema delivery para consumo em casa.

A feira orgânica no Parque Júlio Fracalanza (Vila Augusta) está suspensa por enquanto, já que os parques permanecem fechados. Contudo, assim que o espaço for aberto ao público, ela retornará às quartas-feiras, também das 7h às 13h.

Implantada em 2011 pela Prefeitura, a feira orgânica é ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Ela conta com seis permissionários que comercializam produtos sazonais direto de produtores da região como frutas, legumes, verduras, secos e molhados (café, chocolate, geleias e cereais matinais), aves, ovos e carnes de aves e bois com certificados orgânicos.

Aproximadamente 350 pessoas frequentavam a feira orgânica aos sábados no período anterior à quarentena. Estima-se que este número agora seja de cerca de 200. Apesar desta redução, os feirantes calculam que houve um aumento de 10% nas vendas por aplicativo durante a pandemia.

Serviço

Feira Orgânica na praça IV Centenário (Centro) – sábados – das 7h às 13h