Som na Tela apresenta concerto virtual para dois violinos e viola

Imagem: Divulgação/PMG

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, o Som na Tela deste sábado (27), às 20h, oferece aos espectadores mais um espetáculo virtual de música de câmara. Ele é apresentado pelos músicos das orquestras da cidade e convidados, e os instrumentistas respeitam todas as diretrizes de segurança relacionadas à prevenção do novo coronavírus. Os espetáculos ao vivo serão transmitidos em tempo real pelas redes sociais das orquestras no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g, no Facebook (https://www.facebook.com/ojmguarulhos/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/).

Nesta edição, instrumentistas da Orquestra Gru Sinfônica, os violinistas Alan Sanches e Tiago Dias e o violista Daniel Lima, executam Terzetto em Dó maior, Op. 74, de Antonín Dvorák, obra em quatro movimentos com duração de cerca de 20 minutos.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, as orquestras começam esse passeio pela música de câmara investindo em outras formações, menos tradicionais e cada uma com uma sonoridade muito específica. “É muito interessante observar o que acontece quando juntamos dois violinos e viola. Dvorák era instrumentista de viola e essa peça foi escrita para que ele mesmo pudesse executá-la”, explica Patarra.

A novidade desse espetáculo é a estreia de uma obra de Fernando Gomes, estagiário de composição e regência das orquestras de Guarulhos, iniciativa que concilia a interpretação de obras-primas da música de câmara com apresentações de repertório de jovens compositores. Dessa forma, o público que acompanha o trabalho das orquestras tem a oportunidade de conferir o desenvolvimento dos instrumentistas em formação.

Alan Sanches, Tiago Dias e Daniel Lima também são ativos criadores de conteúdo musical para o programa Saberes em Casa, videoaulas elaboradas pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e disponibilizadas aos alunos da rede municipal nesse período em que as aulas estão suspensas por conta da pandemia do coronavírus.

Música de câmara

Originalmente, a música de câmara foi feita para ser executada em ambientes menores, como salões, e não em teatros. Sinônimo de sofisticação, ela concentra um conjunto de obras fantásticas compostas ao longo da história e que possuem sabor e escrita bastante particular, retratadas por meio de composições altamente refinadas de autores como Schubert, Mozart, Beethoven, Haydn, Bach, entre outros.

Os espetáculos online da série Som na Tela terão continuidade no período pós-pandemia e serão exibidos sempre aos sábados, às 20h, nos mesmos dias e horários dos concertos convencionais. Para que isso seja possível, a execução será realizada por uma quantidade pequena de músicos, permitindo que o público possa assistir ao espetáculo em casa neste período de distanciamento social.

Mesmo não estando presente fisicamente, o público poderá desfrutar do espetáculo e sentir toda a energia e emoção de uma interpretação ao vivo.

Serviço

Som na Tela apresenta Terzetto em Dó maior, Op. 74, para dois violinos e viola, de Antonín Dvorák

Data: sábado, 27 de junho

Horário: 20h

Transmitido ao vivo pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/ojmguarulhos/

Instagram: https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/

- PUBLICIDADE -