Vacina da gripe é liberada para toda a população enquanto durar o estoque

A partir desta quarta-feira (1º) todas as pessoas acima de seis meses de idade poderão tomar a vacina contra a gripe (influenza) pelo SUS em Guarulhos, enquanto durarem os estoques. A liberação das doses para toda a população foi determinada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual por meio de comunicado enviado à Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira.

No comunicado, o Governo do Estado pede empenho na priorização de vacinação do público-alvo, especialmente das crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos, grupos que apresentam cobertura muito abaixo da meta preconizada de 90%. Em Guarulhos ainda há disponível cerca de 80 mil doses, que estão distribuídas nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Ambulatório da Criança e também no sistema de imunização por drive-thru do Bosque Maia.

Além do Bosque Maia, a população de Guarulhos também pode se vacinar sem sair do carro nas seguintes UBS: Carmela, Inocoop, Marinópolis, Nova Bonsucesso, Ponte Alta, Soberana, Dinamarca, Mário Macca (Cumbica), Normandia, Nova Cumbica e Piratininga. Nas demais, a vacinação está sendo realizada na própria unidade, das 8h às 16h, com exceção da UBS Soimco, que conta com um posto volante na igreja ao lado (rua Alice de Brito Paiva, 641).

A liberação das doses para todas as faixas etárias tem por objetivo proteger a população contra o vírus influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde do estado de São Paulo. Embora a vacina da gripe não seja eficaz contra o novo coronavírus, a imunização em larga escala ajuda a diminuir o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, bem como auxilia na exclusão de diagnósticos, uma vez que os sintomas das duas doenças são semelhantes.