Parceria garante atendimento aos animais dos usuários do Serviço de Acolhimento Centro e do Se-POP


Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) de Guarulhos e o Departamento de Proteção Animal (DPAN) tem possibilitado apoio e atendimento gratuito aos animais dos usuários do Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino do Centro e do Se-POP (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua). Localizados na Vila das Palmeiras, os dois equipamentos ficam lado a lado e possuem baias para os cães dos acolhidos ficarem acomodados.

A cada dez dias, funcionários do DPAN vão até os equipamentos da SDAS para fazerem a castração, vacinação e microchipagem, além de registrarem os animais e colocarem o nome do proprietário no RGA (Registro Geral do Animal).

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou a importância da parceria. “Agradeço a importante ação do DPAN, da Secretaria de Meio Ambiente, que realizou um trabalho de prevenção de saúde aos animais que estavam em situação de rua com os usuários. Foram feitas castração e vacinação, as quais denotam a importância de termos inaugurado um centro de acolhimento com capacidade para acomodar os animais, visto que muitos usuários reclamavam que não aceitavam acolhimento por não ter aonde levar seus animais”, afirmou Viterale.

Segundo a diretora do DPAN, Andréa Viegart, a inauguração dos serviços de acolhimento no Centro foi um passo importante na prevenção ao abandono de animais. “É uma possibilidade inédita dos albergados terem um local apropriado para abrigar seus pets, facilitando o trabalho do DPAN que, além de castrar e vacinar os animaizinhos, disponibilizará acompanhamento periódico a esses animais,” disse Andréa.

Entregues em abril deste ano, os equipamentos da Prefeitura são modelo no município por possuírem baias com capacidade para dez animais e também por apresentarem espaço reservado para os assistidos que fazem reciclagem estacionarem suas carroças. Esses dois diferenciais eram reivindicações antigas das pessoas em situação de rua.

Equipamentos

O Serviço de Acolhimento oferece 45 vagas num espaço que conta com quatro quartos com beliches e armários, dez banheiros, lavabo com três pias, cozinha, dez baias para cães, refeitório, sala de TV, sala para atendimento dentário, sala de técnicos, sala de medicamentos, sala de material de limpeza, lavanderia, espaço para secagem de roupas com varal e área externa para atividades. Funciona 24 horas, todos os dias, e disponibiliza quatro refeições (café da manhã, almoço, ceia e janta).

Já o SE-POP tem capacidade para atender 80 pessoas e possui espaço compartilhado com o Serviço de Acolhimento, de forma que o usuário poderá guardar a carroça, usar baia de cães, lavar sua roupa e tomar banho. No local são disponibilizados café da manhã e atendimento socioassistencial. O Se-POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço

– Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro

Funcionamento: 24 horas, todos os dias

– Se-Pop Centro

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço dos dois equipamentos: rua Francisco de Paula Santana, 44, Vila das Palmeiras

- PUBLICIDADE -