Guarulhos inaugura espaço para ensinar métodos de compostagem

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou nesta sexta-feira (10) um espaço de educação ambiental voltado ao ensino da compostagem (processo natural de transformação de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e de legumes, em adubo orgânico para utilização em hortas e jardins) a professores, coordenadores e gestores escolares, síndicos, subsíndicos e administradoras de condomínios, proprietários de restaurantes e empresas em geral, líderes comunitários, representantes de organizações da Sociedade Civil, administradores e zeladores de próprios públicos.

Localizada na avenida Lauro Gusmão da Silveira, 580, Taboão, a sala de aula a céu aberto, iniciativa do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos, oferece rodas de conversa, oficinas, cursos e a possibilidade de aprender na prática os métodos de compostagem com minhocário, gongocário (gongo – tipo de larva), cerca de tela, caixas, vaso compostor, aeróbico, leiras e lages. Os visitantes do espaço podem ainda conhecer uma fazendinha de minhocas.

No momento, devido às medidas de contenção à epidemia de Covid-19, as visitas monitoradas acontecem em grupos de, no máximo, cinco pessoas utilizando máscara, álcool em gel e mantendo distanciamento de 1,5 m, mediante agendamento pelo email [email protected]. É necessário informar nome completo, número do WhatsApp, nome do condomínio (se for o caso) e endereço, nomes e RGs dos integrantes do grupo (se for o caso) e sugestão de data. As visitas monitoradas acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Ao público em geral o espaço oferece serviço gratuito de recepção de resíduos orgânicos domiciliares, também mediante envio de e-mail para o mesmo endereço citado acima, manifestando tal intenção.