GCM apreende mais produtos proibidos utilizados para empinar pipas


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da operação Vem Buscar, que visa a conscientizar a população sobre os perigos do uso da linha chilena e cerol para empinar pipas, apreendeu entre quinta-feira (9) e domingo (12) 16 latas de linhas, 23 carretilhas e um balde de cola. Trata-se de produtos proibidos, que podem causar acidentes graves e até mesmo levar à morte.

As equipes fiscalizaram diversos bairros, praças e parques da cidade, sendo que, na quinta-feira, a GCM e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) notificaram e fecharam um estabelecimento, no Picanço, que comercializava linha chilena e cerol.

Planejada pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, a operação pretende acabar com o uso de cerol e linha chilena na cidade, materiais considerados perigosos e cujas principais vítimas são motociclistas e ciclistas, que podem sofrer acidentes fatais. O uso de cortantes pode também ferir e matar animais e causar, ainda, rompimentos de fios e de cabos de alta tensão.

Todo o material apreendido pela GCM é encaminhando à Secretaria de Serviços Públicos para destinação adequada, ou seja, reciclagem dos materiais possíveis e destruição dos demais.

A GCM faz monitoramento constante nos bairros e recebe denúncias de estabelecimentos que realizam a venda desses produtos e outras sobre grupos em locais abertos empinando pipa.

Serviço

A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos números 153 e 2475-9444.

- PUBLICIDADE -