Prefeitura faz obra complexa para recuperar trecho da avenida Palmira Rossi

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Obras, está desenvolvendo um moderno e complexo projeto de engenharia para estabilização, pavimentação e recuperação em um importante trecho da avenida Palmira Rossi, na bifurcação com a rua Urubici, no Recreio em Jorge.

As intervenções, quando finalizadas, irão proporcionar o alargamento da via para seis metros, haverá a complementação do calçamento com implantação de guias, sarjetas e passeio de ambos os lados, permitindo o tráfego regular de veículos, inclusive de ônibus. A via será iluminada e protegida por guard rail.

Contratada por R$ 5,2 milhões, a empresa Geosonda SA iniciou seus trabalhos em março e deve finalizá-los em seis meses. Cerca de 60% da obra já foi concluída.

Os serviços acontecem num local de topografia acidentada, no alto do morro. Esse trecho da avenida Palmira Rossi teve ocupação desordenada com a construção de edificações invadindo a rua e cortando o terreno íngreme, que colocaram em risco a integridade da via a ponto de sofrer com desmoronamentos e ter de ser interditada. A demolição de dezenas de edificações para cumprir ação do Ministério Público e a remoção dos materiais usados nessas construções desestabilizou o local, que necessitou de drenagem para evitar novos deslizamentos de terra.

A Secretaria de Obras executa a estabilização dos cortes por meio de uma estrutura de concreto armado de quase 100 metros. O objetivo é conter de forma definitiva as escavações no terreno, recuperar e remodelar a via, incluindo calçamento, passeio, guias e sarjetas. No entroncamento com a rua Urubici a solução utilizada é conhecida como solo grampeado, técnica que permite a contenção de taludes naturais e de corte. A técnica utiliza grampos de aço especial e placas de concreto para a estabilização de áreas íngremes.

O secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, fez questão de esclarecer que não se trata de uma obra de contenção comum. “É muito mais que uma obra de contenção. Em termos de engenharia, é uma das intervenções mais complexas que eu já executei desde que sou secretário da pasta. O projeto segue rígidos padrões e controles, com uso e aplicação de materiais de qualidade, certificados, de modo que a obra tenha durabilidade e bom funcionamento, criando um impacto social positivo para a comunidade que dela se servirá”, ressaltou.