Vacinação contra o sarampo terá início nesta quarta-feira (15)

Diante dos surtos de sarampo que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo desde o ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a necessidade de realização de mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que está programada para iniciar nesta quarta-feira (15) em todo o Estado de São Paulo. O público-alvo da campanha é a população a partir de seis meses a 49 anos de idade.

A meta é vacinar indiscriminadamente todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente. Já a população de seis meses até 29 anos será imunizada seletivamente, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal.

A campanha se estende até o próximo dia 31 de agosto. Em Guarulhos as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Ambulatório da Criança (Centro), das 8h às 16h, inclusive para a vacinação de rotina das demais faixas etárias. Mulheres grávidas e crianças menores de seis meses de idade não devem tomar a dose contra o sarampo.

De acordo com informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde, após duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo com a confirmação de 17.816 casos da doença e 14 óbitos. Ainda, segundo o documento, atualmente 29 municípios paulistas mantêm a circulação ativa do vírus nos últimos 90 dias (12 semanas), entre eles Guarulhos.

Os demais são Guarujá, Santos, Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Mogi das Cruzes, Pirassununga, Santo André, Barueri, Bertioga, Bragança Paulista, Cotia, Franca, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mauá, Mogi Guaçu, Mongaguá, Osasco, Pontal, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Vicente, Taubaté e a capital paulista.