Dos 74 indígenas testados para Covid-19 em Guarulhos, 22 são positivos

Em mais uma parceria com o Instituto Butantan, a Secretaria da Saúde de Guarulhos realizou nesta terça-feira (21) a testagem da população indígena da cidade para o novo coronavírus. Das 74 pessoas integrantes de quatro etnias que fizeram o teste rápido, 22 delas tiveram resultado positivo para Covid-19.

Todos que testaram positivo foram submetidos ao exame RT-PCR (que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe) e também passaram em consulta médica na Unidade Básica de Saúde Soberana, onde aconteceu ação, recebendo orientações de condutas a serem seguidas. Participaram da testagem indígenas de várias regiões da cidade, como Cidade Soberana, Parque Piratininga, Parque Mikail II, Pimentas e Água Chata.

No mês passado a mesma ação foi realizada na aldeia Filhos desta Terra (Cabuçu), onde foram testados 45 indígenas, sendo cinco positivos para Covid-19. Os testes utilizados nas duas ações foram todos fornecidos pelo Instituto Butantan. Já a coleta do exame foi realizada pelos técnicos de enfermagem do instituto com apoio de profissionais de enfermagem das UBS.