Patrimônio Cultural para Curiosos aborda identidade local em tempos de globalização

A série Patrimônio Cultural para Curiosos estreia novos episódios online nesta sexta-feira (24), às 19h, com convidados e especialistas na área. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal, os encontros virtuais temáticos são veiculados semanalmente pela fanpage do Arquivo Histórico no Facebook (www.facebook.com/arquivohistoricogru/).

Sob mediação de Araci Borges, responsável pelo Arquivo Histórico, o encontro desta semana discute o tema Guarulhos – O Papel do Patrimônio e da Identidade Local em Tempos de Globalização, e convida para o debate o professor Carlos José Ferreira dos Santos, agora convertido em indígena com o nome de Casé Angatu Xukuru Tupinambá.

Casé foi professor de história nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Atualmente mora em uma aldeia indígena em Olivença, distrito situado quinze quilômetros ao sul da sede do município de Ilhéus, na Bahia, e participa do curta-metragem Tupinambá Subiu a Serra, da Companhia Bueiro Aberto.

Além de fornecer conhecimentos gerais e específicos sobre patrimônio cultural, os encontros semanais com convidados proporcionam a curiosos e interessados novos olhares sobre a diversidade do tema em diferentes contextos e aspectos cotidianos como celebrações, museus, turismo, arte e natureza, entre outros, e sua interligação com o patrimônio cultural dos povos e culturas.

Serviço

Patrimônio Cultural para Curiosos

Tema: Guarulhos – O Papel do Patrimônio e da Identidade Local em Tempos de Globalização

Convidado: Casé Angatu Xukuru Tupinambá

Data: sexta-feira, 24 de julho

Horário: 19h

Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/