Projeto Cuidando apresenta resultados com horta no Serviço de Acolhimento

Um grupo de participantes do programa de zeladoria social Cuidando – parceria da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos com a Subsecretaria de Assuntos Institucionais – colheu pela primeira vez nesta terça-feira (21) alfaces hidropônicas plantadas no Serviço Institucional de Acolhimento Adulto Masculino do Centro, localizado na Vila das Palmeiras. Os vegetais, que foram plantados em água com nutrientes em canos suspensos fixados em um muro por membros da equipe e também por acolhidos, vão servir para a alimentação dos assistidos pelo equipamento e também estão sendo encaminhados a outros equipamentos da Assistência Social.

O coordenador do Serviço de Acolhimento, Cleber Sobral de Souza, abordou a importância da horta. “Esta foi a primeira colheita, que é um trabalho sustentável e através dele os assistidos resgatam a dignidade pelo trabalho. Também trabalhamos os vínculos familiares que muitos perderam”, afirmou o assistente social.

Lançado em fevereiro, o programa é desenvolvido pela instituição Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família, que ganhou o chamamento público. Ele oferece uma bolsa-auxílio para os participantes, que são pessoas desempregadas e em situação de alta vulnerabilidade social inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Em troca, os integrantes apoiam a Secretaria de Serviços Públicos e auxiliam em diversos serviços como varrição, pintura de guias, poda de canteiros e jardins e roçagem.

Os participantes passaram por capacitação e atuam junto aos profissionais das regionais da Prefeitura, com jornada de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, em regime de CLT. O contrato é de seis meses, prorrogáveis por mais seis, com direito a férias, 13º salário e demais direitos.