Região de Cumbica ganha Base Avançada do Samu


Guarulhos passou a contar a partir desta quarta-feira (22) com mais uma Base Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Instalado nas dependências do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na avenida Patos, 80 Cidade Satélite de Cumbica, o serviço funcionará com uma viatura de suporte avançado de vida (UTI móvel) que conta com médico, enfermeiro e motorista socorrista, além de uma equipe do Grupo de Motociclistas em Atendimento às Urgências (motolância) operada por enfermeiro e auxiliar de enfermagem, o que irá agilizar o atendimento das vítimas de toda a região de Cumbica e Pimentas.

O compartilhamento do espaço com o Corpo de Bombeiros já ocorreu na década passada, quando funcionou no local uma base do Samu de suporte básico de vida, cuja equipe é composta somente por auxiliar de enfermagem e motorista-socorrista. A vantagem dessa parceria com a corporação é a otimização de recursos, uma vez que o trabalho conjunto, embora com chamados recebidos por centrais telefônicas diferentes (192 e 193), evita o envio de viaturas em duplicidade para o atendimento da mesma ocorrência.

Essa será a sétima base do Samu na cidade e a terceira de suporte avançado, além da Seródio (Cidade Seródio) e da Cavadas (Itapegica). Com exceção desta nova em Cumbica, todas elas, incluindo a do Adamastor (Macedo), Zoonoses (Bonsucesso), Mikail (Parque Mikail) e Alvorada (Parque Alvorada), também contam com ambulâncias de suporte básico de vida.

“A aproximação desses dois serviços de urgência, Samu e Corpo de Bombeiros, que sempre trabalham em parceria, estrategicamente foi a melhor coisa que aconteceu. Nossa expectativa agora é diminuir o tempo resposta nos atendimentos das vítimas de toda essa região”, destacou a gerente-geral do Samu Guarulhos, Andressa Lima José. Criado em 2005, o Samu Guarulhos possui hoje 14 viaturas, sendo três de suporte avançado de vida e 11 de suporte básico, além de três equipes de motolâncias. 

- PUBLICIDADE -