Tráfico de pessoas será tema de debate online na próxima segunda-feira


A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, participa na próxima segunda-feira (27), às 19h, de uma discussão online sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, que poderá ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCFQAnpb1-k99zNmHFMrSuXw. A ação faz parte das atividades promovidas pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho.

A discussão contará com a participação da representante do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, Andreia Rodrigues de Castro, que abordará o tema “Como trabalhar em rede para fortalecer a atuação integrada entre o governo federal, estados e municípios?”.

O Posto Avançado Humanizado do Aeroporto Internacional de Guarulhos está momentaneamente fechado por conta da pandemia de coronavírus. Em 2019, ele atendeu 36 possíveis vítimas de tráfico de pessoas, sendo 28 em situação de exploração do trabalho, quatro casos de exploração sexual e outros quatro não especificados. Vale lembrar que o posto sempre prioriza o atendimento integral às vítimas, uma vez que a denúncia e a identificação por parte delas acontecem raras vezes por medo de represálias.

O tráfico de pessoas, segundo o protocolo de Palermo, é definido como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça, ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade, à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, à servidão ou à remoção de órgãos”.

Desde o dia 1º de julho até o próximo dia 30 a Asbrad realiza uma série de debates pela internet com profissionais que trabalham na Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Brasil.

Serviço

Discussão sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas

Dia 27 de julho (segunda-feira), às 19h

Link: https://www.youtube.com/channel/UCFQAnpb1-k99zNmHFMrSuXw

- PUBLICIDADE -