Guarulhos dividirá atendimentos de saúde entre demanda reprimida e novas consultas


Desde o dia 8 do mês passado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços de especialidades de Guarulhos retomaram a assistência à população com apenas 50% de sua capacidade para evitar aglomerações, convocando somente quem teve procedimento desmarcado por conta da pandemia. A partir desta segunda-feira (27) 25% das agendas ficarão reservadas para atender a demanda reprimida dos meses anteriores e 25% serão abertas para a marcação de novas consultas.

Trata-se de uma retomada gradual, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, e, portanto, com volume insuficiente para atender toda a demanda. Por isso, a diretora de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos, Elisângela Arantes de Souza, pede a compreensão e colaboração da população. Segundo ela, além da retomada com capacidade reduzida à metade para garantir o distanciamento das pessoas e o fluxo adequado dentro das unidades como forma de prevenção ao coronavírus, a rede ainda está com muitos profissionais afastados por conta da pandemia.

Não falte às consultas

Já o coordenador da Atenção Básica de Guarulhos, Paulo Alexandre de Moraes, faz um apelo para que a população não falte às consultas. “Quando um paciente falta no dia da consulta ele perde a vez, tira a oportunidade de outro que precisa e, além disso, vai precisar remarcá-la em outra data. Ou seja, quando ele falta, está ocupando três vagas”, explica.

Pacientes que estavam agendados

Os pacientes que tiveram consultas procedimentos desmarcados durante a pandemia serão convocados por telefone. Portanto, não precisam procurar as unidades espontaneamente para a remarcação, exceto se houve mudança de endereço ou telefone, pois neste caso a UBS não conseguirá localizá-los por conta dos dados desatualizados.

Novos agendamentos

Para novos atendimentos, a pessoa poderá fazer o agendamento pelo Aplicativo Saúde Guarulhos ou presencialmente, lembrando que todos devem utilizar máscaras, evitando levar consigo acompanhante, já que a entrada nos serviços de saúde será restrita a fim de garantir o distanciamento adequado.

Outra recomendação é para comparecer aos serviços de saúde no horário agendado, não havendo necessidade de chegar antecipadamente. Além disso, a secretaria orienta os usuários para reagendarem o procedimento se estiverem com síndrome gripal no dia da consulta.

- PUBLICIDADE -