Programa Movimenta Saúde retorna abordando hepatites virais

Assunto: Teste rápido dsts HIV Sífilis e Hepatites Local: CTA Guarulhos, rua Piracicaba, 114 - Vila Gopoúva Data: 20.02.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Nesta terça-feira (28), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria da Saúde de Guarulhos aproveita para retomar virtualmente as ações de educação mensais do programa Movimenta Saúde. Com isso, neste Julho Amarelo, destaca as medidas de prevenção das hepatites virais, principalmente nos segmentos de estética e beleza.

Salões de cabeleireiro e manicure/pedicure, bem como barbearias, clínicas de podologia e estúdios de tatuagem e piercing devem adotar medidas simples para prevenir as hepatites B e C, que são doenças do fígado silenciosas que, quando não diagnosticadas, podem evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. O contato com o sangue de outras pessoas é uma das formas de transmissão dos vírus que causam essas doenças.

Por isso é recomendado aos profissionais lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente, utilizar materiais descartáveis (luvas, lixas de unha e de esfoliação dos pés, espátulas, cera para depilação, agulhas, jaleco etc.), esterilizar seus instrumentos de metal em autoclaves ou estufas, desinfetar o mobiliário com álcool 70% após o atendimento de cada cliente e, no caso dos estúdios de tatuagem, fracionar as tintas para cada cliente e desprezar as sobras. Em caso de acidente de trabalho, orienta-se lavar a área atingida com água e sabão e procurar imediatamente uma unidade de urgência e emergência. 

Os testes para hepatites B e C estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além disso, existe vacina para a hepatite B, a qual está prevista no calendário de vacinação infantil. Todas as pessoas que não se vacinaram, independentemente da idade, podem procurar a UBS mais próxima para se proteger. Mais informações sobre essas e outras hepatites podem ser encontradas no site www.aids.gov.br/hepatites.