UBS Piratininga ganha nova sede e dobra a capacidade de atendimento

A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta segunda-feira (27) o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Piratininga, localizado na estrada da Água Chata, 2.131. Com 153 m² a mais de área construída, a UBS – que levará o nome da sanitarista Dalel Haddad – poderá dobrar sua capacidade de atendimento e chegar a oito mil usuários cadastrados, uma vez que será referência aos moradores do Parque Piratininga e também para aqueles que residem na Água Chata e no Jardim Nova Canaã, desafogando a UBS Normandia, que acolhia essa população.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Guti destacou que a unidade é totalmente nova e que no local as pessoas serão muito bem assistidas. “É um motivo de orgulho e felicidade para Guarulhos. Estamos entregando mais uma UBS, agora para a região do Pimentas, que vai atender a população de vários bairros, beneficiando aproximadamente oito mil pessoas”, disse.  

Segundo o secretário de Saúde, José Mario Stranghetti, no novo endereço a UBS Piratininga contará com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, uma a mais do que no antigo prédio. Para tanto, já está em processo de contratação um novo médico generalista para a unidade, totalizando dois profissionais, dois enfermeiros, além de auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, atendentes do SUS e demais funcionários.

Novas instalações

As novas instalações da UBS Piratininga foram doadas para a Prefeitura pela iniciativa privada. A construção contempla espaços que o antigo prédio não tinha, como sala exclusiva para procedimentos de enfermagem e outra para inalação com infraestrutura de rede de gases, que antes funcionavam no mesmo ambiente, assim como os serviços de esterilização e expurgo, que agora serão realizados em setores separados.

Ao todo a nova unidade, com 353,34 m² de área construída, contará com seis consultórios, sendo três indiferenciados, dois odontológicos e um para os atendimentos ginecológicos com sanitário acessível. A farmácia, que antes ocupava um ambiente apertado no corredor, ficou mais ampla. O mesmo aconteceu com a sala dos agentes comunitários de saúde e com o espaço destinado às atividades físicas e de promoção à saúde na área externa da UBS.

Além disso, a UBS Piratininga ganhou uma moderna recepção com espaço para o arquivo de prontuários, área de estacionamento dentro da unidade para veículos e ambulância, copa, almoxarifado e sanitários acessíveis para idosos e pessoas com deficiência.

Homenagem

O nome da nova UBS Piratininga é uma homenagem à sanitarista Dalel Haddad, que iniciou sua trajetória em Guarulhos em 1991 atuando como fonoaudióloga na UBS Tranquilidade. Formada pela Universidade Federal de São Paulo, ela se especializou e passou a dedicar-se integralmente à gestão da saúde, área em que deixou sua marca com vários projetos que fazem a diferença na vida de muitas pessoas até hoje.

Na coordenação do Programa Municipal DST/Aids entre os anos de 2000 e 2008, participou da implantação dos serviços voltados à assistência das infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais na cidade. Nesse período, também deu início à parceria de sucesso entre saúde e educação para o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças no público de jovens e adolescentes em idade escolar, iniciativa que ainda perdura.

De 2008 a 2013 a sanitarista passou a trabalhar na área de educação em saúde, quando idealizou a Escola SUS que, desde então, vem formando e qualificando todos os trabalhadores que ingressam e trabalham na rede municipal de saúde. Dalel também foi docente em cursos de pós-graduação voltados à saúde pública e atuava no Departamento de Vigilância, onde participou da elaboração do boletim bimestral, bem como implantou todo o processo de educação em saúde do setor.

No último dia 5 de junho Dalel, que costumava dizer que na vida tudo tem começo, meio e fim, perdeu a batalha para a Covid-19, mas alçou voos mais altos, como definem seus colegas de trabalho. Nesta data em que a cidade rende uma homenagem a essa dedicada profissional, os amigos que conquistou durante sua jornada na saúde deixaram a seguinte mensagem a ela:

“Hoje somos impelidos a discordar de você. Sua caminhada não tem um fim. Hoje, damos início a um novo começo. Sem dúvida, seu legado inspirará e servirá de exemplo aos muitos trabalhadores da UBS Piratininga, que homenageia seu brilhante trabalho. Que eles possam, assim como você, caminhar em direção aos seus sonhos, firmes e confiantes, rumo às próximas conquistas”.